SEVERIANO MÁRIO VIEIRA DE MAGALHÃES PORTO

2521 palavras 11 páginas
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

SEVERIANO MÁRIO VIEIRA DE MAGALHÃES PORTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ARQUITETURA NACIONAL

MANAUS
2009

GIOVANA MÁRCIA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA AGUIAR

SEVERIANO MÁRIO VIEIRA DE MAGALHÃES PORTO:
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ARQUITETURA NACIONAL

Trabalho solicitado como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Científica Aplicada, ministrada pelo professor Aldemir Santos Junior, turma arq01m, 1º período, sala 15.

MANAUS
2009

“Atualmente, as obras de Severiano Porto formam – ao lado das produzidas por Niemeyer – o conjunto de projetos mais conhecidos de um arquiteto brasileiro contemporâneo na América Latina e Europa.” (SEGAWA, 1989).

RESUMO

O trabalho apresenta uma pesquisa histórica do período em que o arquiteto Severiano Mário Porto produziu sua arquitetura, com o objetivo de contextualizar suas obras, de acordo com os acontecimentos políticos, econômicos e sociais do período e as tendências arquitetônicas da época, tanto brasileiras como mundiais. A abordagem se dá por décadas, abrangendo desde o período de sua formação, na década de 1950, até a década de 1990, quando ele realizou suas atividades de projetos diversos. Através disto, procura mostrar que a obra do arquiteto é fruto de experiência única vivida na região amazônica, e não deve ser inserida em um determinado período ou escola arquitetônica.

Palavras chave: Região amazônica; Arquitetura.

ABSTRACT

Summary work presents a historical research of the period in which the architect Severiano Mário port produced its architecture, to put their works in accordance with the political, economic and social period and

Relacionados

  • Junior
    249707 palavras | 999 páginas
  • Guia
    37478 palavras | 150 páginas
  • Historia da madeira
    250246 palavras | 1001 páginas
  • Jo o Camilo de Oliveira Torres A Democracia Coroada teoria pol tica do Imp rio do Brasil
    269778 palavras | 1080 páginas