Sadia

Páginas: 19 (4549 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA









INTERVENÇÃO CASO: O SETEMBRO NEGRO DA SADIA








São Bernardo do Campo
2013

GABRIELLA MARIA DE JESUS
LETÍCIA DA SILVA FREITAS
PÂMELA DE MORAES BANDEIRA
POLIANA PASSOS DE MACEDO
TAMIRES GUEDES DE LIMA
THALITA MARTINS MORAIS
8º semestre - noturno




INTERVENÇÃO CASO: OSETEMBRO NEGRO DA SADIA




Trabalho apresentado para avaliação do módulo “Intervenção Psicológica no trabalho, na saúde e escola” do curso de Psicologia, turno noturno, da Universidade Metodista de São Paulo, Profa. Valquíria A. Rossi Padovam.






São Bernardo do Campo
2013
Diagnóstico.

A partir do diagnóstico foram levantados os seguintes pontos dignos de intervenção:
1.Liderança;
2. Cultura Organizacional;
3. Comunicação Organizacional;
4. Clarificação de papéis.

1. LIDERANÇA EM EMPRESAS

Para Peretti (1985) o comprometimento das pessoas na empresa é sem dúvida uma das políticas sociais que se impõe progressivamente em todas as ações de desenvolvimento da gestão dos recursos humanos.
A eficácia do comprometimento é a relação entre a empresa e a pessoa dandoimportância às suas expectativas ligadas ao trabalho: desejo de adesão dos empregados, para as empresas e realização dos projetos pessoais, para os empregados.
Do lado da empresa, aquele que é comprometido se identifica e adere aos objetivos e aos valores da organização; ele é capaz de exercer esforços e de ir bem além daquilo que sua função exige para ajudar a empresa a atingir seus objetivos e areforçar seus valores. O investimento profissional que o empregado comprometido tem o leva a adotar comportamentos bem particulares vis-à-vis da organização: sentimento de responsabilidade, adesão, trabalho suplementar (MICHEL, 1994).
Concretamente, o comprometimento supõe uma negociação entre o indivíduo e a organização; supõe um espaço de entendimento e de compatibilidade entre o sistema devalores da pessoa e aquele da empresa - sua cultura. Isto quer dizer que cada um investe na empresa quando ele encontra oportunidades correspondentes ao seu projeto pessoal e aos seus objetivos, mas também quando ele adere aos valores que constituem a cultura da empresa (THÉVENET, 1983).
Um dos papeis fundamentais na organização é a liderança. Segundo Bergamini (1994), a liderança organizacional éinterpretada como a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas, encontrando-se no líder a base desta influência, no seu relacionamento com os subordinados ou nas características situacionais nas quais acontece a mudança.
Para Bergamini (1994), o tema liderança tem um forte apelo tanto aos que dirigem, como aqueles que são dirigidos. Muitas vezes ele leva a conotação de“dom” mágico responsável por uma espécie de atração inexplicável que certas pessoas exercem sobre as outras.
Para Zanelli (2008) “um líder não se torna líder, apenas pela autoridade que a organização lhe transmitiu formalmente (cargo atribuído). O fato de alguém deter poder, não significa, por si, exercício de liderança”.
Bergamini (1994), afirma que frequentemente se vê destacado o fato dainfluência que pode exercer um líder e isso fluirá mais facilmente quanto mais apto ele esteja em apoiar suas ações no conhecimento tão próximo quanto possível das crenças, valores e expectativas dos seus seguidores. Apoiando-se nesse conhecimento, ele terá capacidade de facilitar as pessoas a atingirem seus próprios objetivos. Tal predisposição pode implicar eventualmente mudanças no próprio contexto dacultura organizacional.
A liderança enquanto um dos processos da gestão é a capacidade de um indivíduo para influenciar, motivar, promover o empenhamento dos outros a fim destes contribuírem para a energia e sucesso das organizações a que pertencem.
Os grandes cargos da empresa Sadia eram compostos por membros da própria família, porém, era Attilio quem sempre tomava decisões finais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sadia
  • sadia
  • Sadia
  • Sadia
  • sadia
  • Sadia
  • sadia
  • SADIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!