Seunit

2479 palavras 10 páginas
Introdução
A Semana Universitária Tambauense (SEUNIT) chega à sua 51ª edição em 2014. Portanto, não é nem preciso exaltar a tradição, a história e a importância que esse evento tem para a cidade e a para a região. A origem da Seunit remete aos anos 1960. Na ocasião, jovens universitários que voltavam para Tambaú para passar as férias de julho se encontravam na Sociedade Amigos de Tambaú (SAT). Dessas reuniões surgiu a ideia de fazer algo neste mês de férias na cidade, para que pudessem trazer atrações que viam nas faculdades e que a população tambauense não estava acostumada a presenciar.
A primeira Semana Universitária Tambauense foi realizada em 1964. Desde então, teve início a tradição de se trazer teatros, palestras e shows para a cidade, agitando culturalmente o município e a região. Em 50 edições, personalidades como o cineasta Fernando Meirelles, indicado ao Oscar de melhor diretor, o jornalista Joelmir Beting, o escritor Fernando Morais, o psicólogo Lannoy Dorin, a pedagoga, ex-deputada estadual e radialista Ercy Ayala e o sertanista Orlando Villas Bôas já foram atrações da SEUNIT. Na parte musical, Paulo Vanzolini, Sá e Guarabyra, 14 Bis, Tihuana, Velhas Virgens e Planta e Raiz são nomes de expressão no cenário musical brasileiro que passaram por Tambaú nesta semana especial de julho.
Com várias características que já viraram suas marcas registradas – tais como as peças teatrais, palestras, o “Bar Catiguria”, a pintura dos pés pela cidade, a caça ao tesouro, o “rapaz da Seunit” e os shows musicais em noites de frio intenso –, a SEUNIT chega à sua 51ª edição esbanjando vigor, com uma diversificada e qualificada programação de shows. Além disso, como em 2013, as atividades culturais - que sempre foram essenciais para a Semana Universitária Tambauense, mas que andaram um pouco esquecidas durante certo tempo – terão grande relevância.
Assim, a 51ª edição será um evento que, ao mesmo tempo, celebrará toda a tradição da SEUNIT e exaltará, também, seu papel

Relacionados