Servoiço social

285 palavras 2 páginas
Fundaçao leão.

Vinculada à SEASDH – Secretaria de Estado de Ação Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro a Fundação Leão XIII atua estrategicamente no enfrentamento da pobreza e risco social, coordenando e executando programas e projetos sociais, em consonância com a Política de Assistência Social.

como atua?

Atua como órgão executor das políticas de assistência social do Estado do Rio de Janeiro, exercendo as funções de assessoramento, gerenciamento, coordenação de programas e projetos sociais, articulando e / ou implementando serviços assistenciais de âmbito regional ou local no que for necessário, quando constatado não atendimento da demanda pelos municípios.

Fundação Leão XIII desenvolve nos 92 municípios fluminenses programas e projetos responsáveis por uma média de 47 mil atendimentos mensais . São ações diretas de prevenção, inserção e promoção social nas comunidades carentes e bolsões de pobreza de todo o estado.
A diversidade marca a atuação da Leão XIII nos dias de hoje: as ações desenvolvidas alcançam idosos, crianças e adultos excluídos socialmente ou precariamente incluídos.
Origem:
A Fundação Leão XIII constitui-se na primeira grande instituição governamental direcionada à assistência. Criada pela Igreja Católica em 22 de Janeiro de 1946, a partir do Decreto Federal n°22.489. Sua criação ocorreu em perspectiva interventiva, a partir da articulação entre a Prefeitura do Distrito Federal, Ação Social Arquidiocesana e a Fundação Cristo Redentor.

Objetivo:
Prestar assistência moral, material e religiosa aos habitantes dos morros e favelas do Rio de Janeiro. A Fundação propunha a trabalhar a partir da perspectiva de medias em médio prazo, que promovessem moralmente os “favelados”.

Visão:
Para a Fundação o “problema da favela” está relacionado com a educação, pois o conhecimento e o capital cultural, que tanto diferencia o proletariado

Relacionados