service

Páginas: 26 (6315 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
GRUPOS INFORMAIS NO CONTEXTO DE UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA*
Liceia Cianca Fortes

RESUMO
A pesquisa busca ampliar o conhecimento sobre a estrutura de grupos informais presentes na estrutura administrativa de uma biblioteca universitária. Utiliza uma das técnicas da Sociometria como método de investigação. Nos resultados, observou-se a predominância de grupos de 2 a 6 elementos, comescolhas valorizadas entre 1 a 5 pontos. As escolhas recíprocas aconteceram em número moderado e a maioria apresentou escolhas mútuas de baixa intensidade. Analisando área por área, detecta-se a presença de baixa coesão grupal.
Palavras-chave: Grupos; Grupos informais; Biblioteca universitária; Sociometria.


Introdução

Define-se como organização informal o conjunto de indivíduos, chamados naliteratura de grupos informais (Chiavenato, 1982; Glen, 1983; Cury, 1990; Schein, 1982; Kolasa, 1978; Robbins, 1981), dada a sua relativa independência em relação à estrutura formal da organização, ao não aparecerem no organograma ou em outro qualquer documento formal. Suas relações não são prescritas pela organização formal.
Vários estudos já têm abordado especificamente o tema grupo informal(Baker, 1981; Muti, 1968; Polsky, 1978; Tichy, 1973; Wilson, 1978, entre outros), cujas pesquisas são oriundas da Psicologia Social e Industrial, da Sociologia, da Antropologia, da Administração e da Comunicação; no entanto, são poucas as investigações empíricas de domínio e essas efetuadas dentro do quadro de organizações são raríssimas (Cobb apud Savoie, 1993, p.79). Não foram encontradaspesquisas sobre grupos informais em bibliotecas ou outros Sistemas de Informação que possibilitassem ampliar o conhecimento sobre a estrutura de grupos.
O objetivo do presente trabalho é o de investigar a organização informal, ou seja, os diferentes grupos informais presentes na estrutura administrativa de uma biblioteca universitária.
O surgimento e o comportamento do grupo é, de certa forma, frutoda ação de fatores presentes em seu ambiente. Assim, na biblioteca, a tecnologia disponível, o estilo de direção, as políticas e o procedimentos oficiais da organização, especialmente aqueles ligados à direção de recursos humanos, a estrutura formal da organização, as organizações sindicais que operam no ambiente e são ativas dentro da biblioteca, bem como a estrutura e a cultura da sociedadecircundante, configuram-se como meios facilitadores para o surgimento de grupos informais, visto que desses fatores implicam interações, sejas elas amistosas ou conflitivas.
O sucesso de qualquer gestão é descobrir os fatores limitantes que emperram a administração. Assim, a biblioteca universitária, como parte de uma organização complexa, que é a universidade, constitui um desafio, visto odesenvolvimento de diferentes grupos, dentre eles, os grupos informais, os quais constituem uma tendência que independe da função ou objetivos da organização, conforme observação de Müller (1993, p.141).

Grupos formais e informais

Grupos formais são os que tiveram a sua criação a partir da necessidade racional da organização de possuir uma determinada quantidade de pessoas para desempenhartarefas formais específicas. Essa condição faz com que se relacionem profissionalmente. Esse grupo se caracteriza pelo caráter de suas relações em direção a um objetivo, independe do prazer da companhia um dos outros. Tais grupos possuem regras claramente delimitadas para o seu funcionamento e são dotados de estabilidade, permanência e estrutura definidas. Quanto à temporalidade podem ter uma existênciatemporal (uma comissão de sindicância), duradoura (diretorias, conselhos deliberativos) ou permanente, quando não é prevista nem suposta a sua desintegração.
Nos grupos formais de trabalho, o enfoque está voltado para a tarefa. Importa para o indivíduo que as pessoas que o rodeiam entendam-se com ele satisfatoriamente, no que concerne ao trabalho em conjunto.
Os grupos informais são aqueles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • E-service
  • E-SERVICE
  • service desk
  • Service Desk
  • Os Web Services
  • Service Desk
  • Service desk
  • Service desk

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!