Serviço social as familias na atualidade

Páginas: 6 (1388 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
[pic]

INTRODUÇÃO

Este texto fala das dos novos arranjos familiares na atualidade e as medidas a serem tomadas para protegê-las.
Veremos também como estão vivendo as famílias na sociedade moderna, chefiadas por uma única pessoa, mãe divorciada, viuvez etc.
E como na atualidade o número de famílias monoparentais aumentou e está destacando, mas elasestão asseguradas pela Política da assistência social, onde são encaminhadas para os seus serviços.

DESENVOLVIMENTO.

Parte 01: Levantamento de dados.
Identificar famílias monoparental (mãe e filhos) beneficiados pelo Bolsa família em seu município.

Há no município uma carência de dados e informações que permitam transformar a Assistência Socialefetivamente em direito, possibilitando, àqueles que dela necessitarem, usufruir do padrão definido por nossa sociedade como vida digna.
Por causa da carência de dados não consegui identificar as famílias monoparental beneficiadas pelo Bolsa Família em meu município, para complementar , identifiquei as famílias beneficiadas como todo, pois as famílias monoparentais são minoria, as maiscomuns são as famílias onde as mulheres estão no comando, criando seus filhos sem o pai.
A população com perfil para o Programa Bolsa Família (PBF), são as famílias com renda per capita até R$ 120, 00, e a situação dessas famílias é considerada de risco social.
Em meu município, a secretaria de assistência Social tem hoje 8.008 beneficiados do programa do governofederal (Bolsa Família). Renda para as famílias pobres, assegurando as famílias o direito de terem uma alimentação adequada e contribuir para a erradicação da pobreza.

Parte 02:
Na sociedade moderna, o individualismo e autonomia e a justificação da vida pessoal e social deixaram de lado a família, e esta família perdeu toda a sua essência.
Muitos fatores contribuem para osurgimento de novos arranjos de famílias, como a família monoparental (chefiada por um único chefe, por um homem ou uma mulher), como a produção independente, o divórcio, viuvez e outras. Com estas mudanças, surgiram as novas famílias chefiadas por mulheres responsáveis pelos filhos, criando-os sozinha. Da década passada até 2002 houve um crescimento de 30% da participação da mulher como pessoade referência da família.
O número de famílias monoparentais está tendo destaque e intensidade, mas o número ainda é minoria. Este novo modelo de família conseguiu direito e deveres reconhecidos na Constituição Federal de 1988, família formada só por um dos pais e seus descendentes. A família monoparental começou com a viuvez e com o divórcio.
Os fatores culturais e aestrutura social concederam à mulher o papel de dona do lar, ela era responsável de cuidar dos afazeres domésticos e educar seus filhos, estes filhos deviam obediência a seus pais (respeitava-os).
A mulher com a chegada da industrialização foi trabalhar fora para ajudar no sustento da casa.
Por isso a família é importante e determinante para a socialização que recebem ascrianças, pois é esta família que ensina seus filhos (estas crianças) a falarem, ensina valores e dar orientações para caminharem pela vida com dignidade indo para o caminho do bem.
A família é uma organização cultural, composta por um pai e uma mãe, com deveres, onde se tem obediência e respeito e com eles aprende as normas que a sociedade lhes impõe. Por isso é importante o papelda mãe na família, onde ela transmite carinho, acolhe e marca a personalidade Pois é com a mãe que se aprende a falar, a ter valores, mas claro que o pai também tem seu papel importante, mostrando autoridade, poder, pois o ser humano precisa aprender o respeito e poder, pois ele vai precisar ao longo de sua vida.
A estrutura familiar era mais complexa, todos viviam em grupos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • serviço social na atualidade
  • o desafio do serviço social na atualidade
  • atualidade etica do serviço social
  • Questionário serviço social e atualidades
  • O serviço social e a atualidade
  • Tema: Serviço Social da Atualidade.
  • serviço social na atualidade
  • Gênero, Família e Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!