003333822453

1905 palavras 8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

nome do(s) autor(es)

Maria do carmo malforte

Questão Social antes e agora

Rio Branco
2013

nome do(s) autor(es)

Maria do carmo malforte

Questão Social antes e agora

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Sociologia,Antropologia,Ciencia politica ,FHTM do Serviço Social I,Filosofia].

Prof.Marcia Bastos,Giane Albiazzetti,Sergio Goes e Rosane Malvezzi.

Rio Branco
2013

Sumário

Introdução_________________________________________04
Desenvolvimento ___________________________________05
Considerações Finais________________________________10
Referências ________________________________________11

Introdução

O presente trabalho dedica-se a questão social

Desenvolvimento

Quais foram as expressões da questão social no surgimento do serviço social. A proposta inicial das políticas sociais no país era uma tentativa de suprir as necessidades e as reivindicações da classe trabalhadora e de diminuir as expressões da questão social.
Vivenciamos assim um quadro de retração e liquidação dos direitos sociais dos cidadãos, ocasionando no aumento do número de indivíduos, famílias e comunidades que vivem em condições precárias por causa da grande desigualdade social e da redução da qualidade de vida. Com isso temos o crescimento das desigualdades dos direitos básicos civis, políticos e sociais de massa significativa da sociedade brasileira.
E é neste cenário, que a família é (e sempre esteve) compreendida como instância de gestão e superação de crise de (mal) bem estar social que se vive hoje nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento. A família, além de assumir suas tradicionais atribuições na sociedade, torna-se responsável por promover cuidados e

Relacionados