sertqawefa

659 palavras 3 páginas
Aminas:
As aminas são compostos orgânicos nitrogenados, são obtidas através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos (radicais alquila ou arila). Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio, existem muitos estimulantes que possuem em sua fórmula o composto amino: Cafeína, Anfetamina, Cocaína e Crack. Características físicas: as Aminas podem ser encontradas nos três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso, as que estão no estado gasoso são as alifáticas: dimetilamina, etilamina e trimetilamina. Da propilamina à dodecilamina, se encontram no estado líquido, e as que possuem mais de doze carbonos são sólidas. As aminasquase sempre são incolores, cheiro de peixe (rançoso), só as metilaminas e as etilaminas que posuem um cheiro semelhante à amônia. Seus compostos aromáticos são tóxicos.
Podemos encontrar esta classe orgânica em alguns compostos extraídos de vegetais, ou seja, na natureza. Os alcalóides constituem fonte de aminas, elas também podem ser produzidas na decomposição de peixes e de cadáveres. A trimetilamina é derivada dos peixes, enquanto que a putrescina e cadaverina são encontradas em cadáveres.
As aminas são consideradas bases orgânicas, devido ao par eletrônico disponível no átomo de nitrogênio presente nestes compostos. São empregadas em sínteses orgânicas, como por exemplo, na vulcanização da borracha, na preparação de corantes, na fabricação de sabões, para produzir medicamentos, etc.
As aminas podem ser classificadas como primárias, secundárias e terciárias. Aminas primárias: são aquelas que derivam da amônia pela substituição de 1H por radical derivado de hidrocarboneto. Exemplo:

Aminas secundárias: são aquelas que derivam da amônia pela substituição de 2H por radical derivado de hidrocarboneto. Exemplo:

Aminas terciárias: são aquelas que derivam da amônia pela substituição de 3H por radical derivado de

Relacionados