SERTÃO: TÉCNICAS EMPREGADAS EM SUA OCUPAÇÃO

Páginas: 13 (3073 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
O sertão: as técnicas empregadas em sua ocupação


Daniela Alves Soares
Maurício Fernandes de Oliveira


Resumo
Este trabalho apresenta a formatação que deve ser utilizada nos artigos a serem submetidos ao Curso de Gestão Portuária. Leia com atenção este documento. O máximo de palavras para o resumo é 250 (duzentos e cinqüenta).

Palavras-chave: Gestão portuária. UNIVALI. Artigo.





Para odesenvolvimento deste trabalho utilizaremos como referência historiográfica o trabalho de quatro autores: Lúcia Lippi Oliveira, Nisia Trindade Lima, Gilmar Arruda e Nilson Ghirardello.
Lúcia Lippi em sua obra “Americanos: Representações da Identidade Nacional no Brasil e nos Eua”, em seu terceiro capítulo, apresenta uma discussão a respeito dos significados que a palavra “sertão” assume nopensamento social brasileiro. Buscar entender seu significado, segundo a autora, é de grande importância para entender os caminhos de construção da nação brasileira (OLIVEIRA, 2000 p. 69). Para esquadrinhar seu significado, ela busca discutir o território brasileiro desde sua “descoberta”, através da visão dos primeiros homens que chegaram a este território. Ora a natureza era retratada de formaedênica, ora em sua versão oposta, como algo luxuriante, misteriosa. Esta ideia que se forma ao longo do tempo, irá se refletir nas representações do sertão, isto é, “o sertão acompanha este caminho, que recebe ora uma avaliação positiva, ora negativa” (OLIVEIRA, 2000 p. 70). Como fonte primária, Lúcia Lippi utiliza obras da literatura brasileira, como “Os Sertões” de Euclides da Cunha, e de outrosautores como Guimarães Rosa, Catulo da Paixão Cearense, Afonso Arinos e outros. Usa como apoio historiográfico para reforçar seu argumento citações do historiador Nicolau Sevcenko.
Nisia Trindade Lima em seu trabalho “Missões ao Interior e Interpretação do Brasil” trás como tema em seu terceiro capítulo as viagens realizadas nas primeiras décadas da República na construção de interpretações sobre oBrasil referidas a noções como território e contrastes entre o sertão e o litoral. Primeiramente a autora discute os significados que são atribuídos à palavra sertão, e examina como a viagem e o sertão aparecem como temas fortemente associados. Adiante, analisará aspectos gerais das viagens dos naturalistas, e destacando a sua importância para os estudos etnográficos e o incremento de uma ficçãoinspirada nas representações sobre a natureza. Uma outra parte deste capítulo será direcionada para as missões civilizatórias da República, que associaram a consecução de objetivos como a construção de linhas telegráficas e troncos ferroviários. Para isso, engloba-se viagens científicas e expedições militares. As fontes que a autora utiliza para a realização de sua obra e, principalmente destecapítulo, são dados do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), obras da literatura brasileira como “Os Sertões” de Euclides da Cunha, “O Sertanejo” de José de Alencar e relatos de expedições científicas de Rondon e do Instituto Oswaldo Cruz. Como referências historiográficas a autora utiliza citações de Nelson Werneck Sodré, Oliveira Vianna, Capistrano de Abreu e, até mesmo de antropólogoscomo Candice Vidal e Souza.
No trabalho de Gilmar Arruda “Cidades e sertões: entre a história e a memória”, utilizaremos o capítulo 3 intitulado “Mapas, Ferrovias e a Civilização do Sertão”. Nesta parte o autor trás como tônica os aspectos do poder relacionados à técnica, isto é, como as inovações técnicas - principalmente a partir da instalação da República -, se torna um instrumento poderoso deação das classes dominantes para se contrapor a um determinado segmento social. Dentre os aspectos analisados estará a ferrovia e os mapas; a ferrovia como símbolo “modernizador” e os mapas representando necessidade de legitimação do poder. No capítulo 4 intitulado “A Construção do Espaço”, suscita uma discussão sobre a construção do espaço oeste paulista, isto é, o sertão, a partir da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Do Sertão dos Cataguases, As minas Gerais; As modalidades e o léxico da ocupação
  • O processo de ocupacao e organizacao do espaco regional estrativismo: as drogas do sertão
  • Qual a tecnica empregada visando a evitar a proliferação do fogo
  • Análise das principais técnicas empregadas na recuperação de Áreas degradadas por resíduos sólidos urbanos
  • Empregada
  • sertão
  • empregada
  • sertão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!