seringueira

Páginas: 20 (4875 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
escola DE ciencias agrarias e medicina veterinaria
CURSO DE agronomia



diego luiz bronholi
jean carlos frasson de toledo
rulian gleik pina de paula










seringueira (Hevea brasiliensis) 












toledo
2014sUMÁRIO
seringueira (Hevea brasiliensis)  1
1 Introdução 2
2 Pragas e Doenças 6
3 Madeira 8
4 Crescimento e Produção 10
5 Aspectos Silviculturais 10
6 Produção de Mudas 12
7 Referências Bibliográficas 14
1 Introdução
A seringueira, pertencente ao gênero Hevea, da família Euphorbiaceae, que possui a Hevea brasiliensis  como a espécie mais importante dogênero (GONÇALVES et al., 2002).
Hevea brasiliensis é uma planta de ciclo perene, de origem tropical, cultivada e utilizada de modo extrativo, com a finalidade de produção de borracha natural (CAMPELO JÚNIOR, 2000). A partir da saída de seu habitat passou a ser cultivada em grandes monocultivos, principalmente nos países asiáticos. No Brasil, seu cultivo obteve grande sucesso nas Regiões Sudeste,Centro-Oeste, na Bahia e mais recentemente no oeste do Paraná (MARINHO,2006).

1.1 Aspectos Ecológicos
A seringueira é uma planta semidecídua, heliófita ou esciófita, característica da floresta Amazônica nas margens de rios e lugares inundáveis da mata de terra firme. Ocorre preferencialmente em solos argilosos e férteis da beira de rios e várzeas (LORENZI, 2000).
De acordo com CARMO et al.(no prelo) trata-se de uma planta rústica, perene, adaptável a grande parte do território nacional, sendo uma espécie arbórea de rápido crescimento
1.2 Informações Botânicas
1.2.1 Morfologia
É uma árvore de hábito ereto, podendo atingir 30 m de altura total sob condições favoráveis, iniciando aos 4 anos a produção de sementes, e aos 6-7 anos (quando propagada por enxertia) a produção de látex(borracha) (IAPAR,2004).
Seu tronco varia entre 30-60 cm de diâmetro. A casca é o principal componente do tronco da Hevea brasiliensis, responsável pela produção de látex, transporte e armazenamento de assimilados produzidos na folha. Além dos vasos laticíferos, acham-se na casca, próximo ao câmbio, os tubos crivados, as células parenquimatosas e os raios medulares. Dados da literatura sugerem aexistência de uma relação positiva entre o diâmetro dos tubos crivados e a produção de látex (ANISIO et al., 1998) De acordo com Gunnery (1935) apud Anisio et al. (1998), clones de seringueira com elevada produção de borracha apresentaram tubos crivados com diâmetro acima de 40 cm.
O desenvolvimento das raízes da seringueira (está diretamente relacionado às condições físicas ideais do solo, comoboa aeração, drenagem e retenção de umidade adequada, permitindo maior exploração do sistema radicular da planta por volume de solo (RIBON et al.,2003).
Possui folhas compostas trifolioladas longamente pecioladas, com folíolos membranáceos e glabros.
A espécie pertence ao grupo das Dicotiledôneas, sendo monóica. As flores são unissexuadas, pequenas, amarelas e dispostas em racimo (IAC,2004).
Ofruto é uma cápsula grande que geralmente apresenta três sementes. Todas as espécies são lenhosas arbóreas, em geral ocorrem árvores medianas até grandes em floresta alta, com exceção da Hevea camporum e Hevea camargoana, que são arvoretas ou arbustos de campo (IAC,2004)
As sementes da seringueira são geralmente grandes, normalmente pesando de 3,5 a 6,0g de forma oval com a superfície neutralligeiramente achatada. O tegumento é duro e brilhante de cor marrom com numerosos matizes sobre a superfície dorsal. É possível identificar a árvore ou clone mãe que deu origem pelas matizes do dorso e pelo seu formato visto que o tegumento é tecido maternal e o formato deste é determinado pela pressão externa da cápsula durante seu desenvolvimento (IAC,2004).

1.2.2 Senescência e florescimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • seringueira
  • A Seringueira
  • Seringueiras
  • seringueira
  • seringueira
  • Seringueira
  • seringueiras
  • Produção de Seringueira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!