seringueira

Páginas: 11 (2713 palavras) Publicado: 11 de julho de 2013
QUESTIONÁRIO SOBRE SERINGUEIRA


NOME:. ENTREGA: 03/07/2013

Profª

Explique como são produzidas mudas para a implantação de um seringal.
R: as sementeiras devem ser localizadas próxima ou dentro da área do viveiro e de próximo acesso à água.
Os processos para o preparo das sementeiras podem ser a céu aberto com cobertura artificial dos canteiros, ou rústicas com coberturanatural, aproveitando a sombra oferecida pela vegetação natural.
A escolha dos métodos está relacionada com a localização do viveiro.
O preparo do leito da sementeira em ambos os casos são idênticos. Fazendo a limpeza do local e demarcando os canteiros com largura de 1,0 a 1,20 metro e com comprimento de acordo com a área disponível, porém, nunca superior a 25 metros, de maneira a facilitar acondução dos trabalhos. Entre canteiros, deixar um espaço para circulação em torno 0,50 metros, para o afofamento do solo a uma profundidade de 20 cm; a seguir, remover os restos de raízes com posterior nivelamento do leito. O substrato em camada superior a 10 cm, podendo utilizar serragem curtida, terriço ou areia lavada. Abrir drenos nas laterais dos canteiros para evitar possível encharcamento.Deve-se colocar as sementes dentro d’água por 10 a 12 horas ante de semea-las. Distribuir as sementes ordenadamente com a face achatada (micrópila) voltada para baixo, de maneira a ficarem em perfeito contato com o substrato. Em seguida, colocar uma fina camada de substrato sobre as sementes, regando logo após. Durante a germinação, regar frequentemente de manha cedo e à tardinha, sendodesnecessário em dias chuvosos. Periodicamente, redistribuir o substrato sobre as sementes, de maneira a evitar o ressecamento das pequeninas raízes.
Um quilo de sementes, possui entre 160 a 200 sementes. Essas sementes atingem um percentual de até 60% do poder germinativo e um índice de aproveitamento em torno de 70% na sementeira. Em um metro quadrado de canteiro, semeia-se em torno de 5 kg de sementes.Para plantio de um hectare de viveiro no espaçamento de 0,80 m x 0,20 m, necessita-se de 750 kg de sementes.
A germinação das sementes começa a partir do 7º dia após a semeadura, sendo a prática da repicagem realizada entre 7 e 10 dias da semeadura, quando a radícula aponta pelo pólo germinativo, rompendo a cutícula micropilar, dando surgimento às radicelas e formando um emaranhado que seconstitui em estágio denominado de “pata de aranha”.
A repicagem é feita de preferência nas primeiras horas do dia e à tardinha, sendo as sementes germinadas transportadas em pequenas caixas de madeira com um pouco de serragem úmida. Se o dia estiver nublado, a prática pode ser realizada durante todo dia.
A seringueira, por uma planta de polinização cruzada, com alto nível de segregação, somenteatravés da propagação vegetativa é que se consegue manter as boas características agronômicas apresentadas por determinado cultivar.
A modalidade mais comum de propagação vegetativa é a enxertia, a qual, normalmente, realiza-se em viveiros.
Comumente existem dois tipos de viveiros, denominados viveiros de campo ou a pleno solo e viveiros em sacos plásticos. O estabelecimento do viveiro deveser feito observando-se as características do solo, que deve ser bastante profundo, bem estruturado e friável, a fim de possibilitar um perfeito desenvolvimento do sistema radicular das plantas, com suprimento de água constante, e com topografia plana ou suave ondulado.
A instalação de um viveiro deve ser em local de fácil acesso, próximo a área de implantação do seringal, evitando-se a derrubade áreas ocupadas com vegetação nativa. Após o preparo da área dividi-la em blocos, de maneira a facilitar os tratos culturais, a distribuição dos insumos, melhor controle da enxertia e perfeita aeração do viveiro. Cada bloco deverá ter no máximo 60 m x 30 m separados por arruamentos secundários de 3,5 m de largura e principais de 6,0 m de largura, possibilitando o acesso de máquinas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Seringueira
  • Seringueiras
  • seringueira
  • seringueira
  • Seringueira
  • seringueira
  • seringueiras
  • Produção de Seringueira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!