Sequencia Com Quemm Será que me pareço

4798 palavras 20 páginas
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
LIVRO – COM QUEM EU ME PAREÇO?

Com quem me pareço?

Toda criança, às vezes, se sente meio diferente. Nessas horas, ela se pergunta: Será que existe alguém parecido comigo?. Georgina Martins leva a questão para o zoológico da cidade. Ali, são os bichos que olham o mundo em torno de si e buscam semelhanças que os ajudem a formar sua identidade. Sensível, engraçado e terno, esse livro é destinado a todas as crianças, de todas as raças, cores, feitios e maneiras de ser. Afinal, sempre existe alguém parecido com a gente!

Tema: Corpo Humano

Eixo: Arte; Linguagem; Identidade e Autonomia; Natureza e sociedade; Movimento.

Objetivos de aprendizagem:
Identificar as partes do corpo humano e o EU.
Valorizar e reconhecer suas características físicas;
Pesquisar gravuras que apresentam suas características semelhantes.

Descrição:
Iniciar a aula com a leitura do livro: “Com quem me pareço“ da autora Geogirna Martins. Trabalhar atividades como olhar no espelho, músicas apontand0 partes do corpo, estátua, etc, auxilia a noção do esquema corporal.
Pedir com antecedência o album de fotos dos alunos ou apenas algumas fotos de seus famíliares para que façam a comparação: Meus olhos se parecem com..., Meu cabelo se parece com os do...
Para alunos maiores o ideal é trabalhar com o texto descritivo, o qual o aluno descreve suas características físicas, oportunizando o conhecimento sobre gêneros textais.
Em turmas menores pode-se criar uma coletiva de frases que os alunos elaboram e anexá-lo no mural junto com uma foto da criança.
Propor uma situação de aprendizagem em que as crianças ficassem livres para escolher no cantinho de revistas para pesquisar figuras que possam parecer com elas. Solicitarque me apontem essas gravuras e recortá-las. Para quem não domina o recorte pode-se sugerir a rasgadura . Depois em uma folha de ofício colar as gravuras formando um pôster pessoal e identificando seu nome. Com essa atividade pode-se descobrir

Relacionados