koihi

2230 palavras 9 páginas
Biografia Platão
Platão nasceu por volta de 427 a.C. em uma família aristocrática de Atenas. Quando tinha cerca de 20 anos, aproximou-se de Sócrates, por quem tinha grande admiração. Como a maioria dos jovens de sua classe, quis entrar na política. Contudo, a oligarquia e a democracia lhe desagradaram. Com a condenação de Sócrates à morte, Platão decidiu se afastar de Atenas e saiu em viagem pelo mundo. Numa de suas últimas paradas, esteve na Sicília, onde fez amizade com Dion, cunhado do rei de Siracusa, Dionísio I. De volta a Atenas, com cerca de 40 anos, Platão fundou a Academia, um instituto de educação e pesquisa filosófica e científica que rapidamente ganhou prestígio. Três décadas depois, ele foi convidado por Dion a viajar a Siracusa para educar seu sobrinho Dionísio II, que se tornara imperador. A missão foi frustrada por intrigas políticas que terminaram num golpe dado por Dion. Platão morreu por volta de 347 a.C. Já era um homem admirado em toda Atenas.
Um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental, Platão nasceu de uma família rica, envolvida com políticos. Muitos estudiosos de sua obra dizem que o grego ficou conhecido como Platão por causa do seu vigor físico e ombros largos ("platôs" significa largueza). A excelência na forma física era muito apreciada na Grécia antiga e os seus "diálogos" estão repletos de referências as competições esportivas.
Ainda na juventude, tornou-se discípulo de Sócrates, com quem conviveu durante oito anos, assim iniciando na filosofia.
Como já indicamos, o totalitarismo platónico evoca, ainda que apenas por analogias formais, o totalitarismo europeu contemporâneo. Tanto num caso como no outro encontramo-nos perante a pretensão do Estado guiar a vida do indivíduo, tanto num caso como no outro há uma ideia que se situa no centro da vida tendo a pretensão de selar todas as suas manifestações. Sem dúvida Platão subscreveria o slogan Mussolini ano «Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado». E

Relacionados