SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 12 de março de 2014
CATAÇÃO
Antes de cozinhar o arroz, feijão, lentilha ou ervilha, a dona-de-casa ou o cozinheiro costuma “escolher” esses alimentos, separando pedrinhas e outros resíduos que possam estar misturados a outros grãos.
Assim esses elementos podem ser separados uns dos outros manualmente.
O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação.A catação é também usada na separação dos diferentes tipos de materiais que compôem o lixo: vidro, metais, borracha, papel, plásticos, etc, para serem destinados reciclagem.
PENEIRAÇÃO
A tamisação ou peneiração, como é mais conhecido, é um processo de separação de mistura sólidas, onde os sólidos têm dimensões diferentes e é usada também para desfazer aglomerados
A peneiração é feito comuma peneira, também chamada de tamises. Este processo é muito usado na fabricação de medicamentos manipulados, em construções civis onde o pedreiro separa a areia das sujeiras (pedras, folhas, etc.), para desfazer aglomerados da farinha de trigo antes de preparar um bolo e em vários outros lugares.
EXTRAÇÃO
A extração líquido-líquido é uma técnica em que uma solução aquosa é colocada em contatocom um segundo solvente orgânico imiscível com o primeiro solvente, a fim de colocar a transferência de um ou de mais de um soluto para o segundo solvente. Esse método está baseado na propriedade física da substância: a solubilidade.
Os solventes mais utilizados na extração são: clorofórmio, acetona, dissulfeto de carbono, álcool e água.
Em uma situação onde temos dois líquidos, A e B,miscíveis entre si, e queremos separar A de B, podemos usar um terceiro líquido, C, que seja mais miscível com A do que com B.

CRISTALIZAÇÃO

A cristalização é um processo de separação de misturas, onde as substâncias da mistura são sólidos.
Dissolvendo todos os componentes da mistura em líquido que logo em seguida sofre evaporação. A evaporação da água permite a cristalização de diferentessais, sendo que o último a ser obtido é o cloreto de sódio (NaCl), usado na alimentação.
Este processo é utilizado nas salinas, por exemplo, para obtenção de sais da água do mar, onde a água evapora e os diferentes tipos de sais cristalizam-se separadamente.



VENTILAÇÃO
Usado para separar dois componentes sólidos com densidades diferentes. É aplicado um jato de ar sobre a mistura.Exemplo: separar o amendoim torrado da sua casca já solta; arroz + palha.
LEVIGAÇÃO
Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las.
É o caso do ouro, que normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.
Para separar essas substâncias, tritura-se a mistura dentro de um recipiente próprio e passa-seuma corrente de água por ela. A parte menos densa (a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto mais densa (o ouro) fica depositada no fundo.
Esse processo de separar os elementos mais densos dos menos densos utilizando água corrente é a levigação. Geralmente é mais comum ocorrer entre metais pesados.
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA
É aplicada quando um dos componentesapresenta propriedades magnéticas. Uma mistura formada por ferro e alumínio pode ser separada por um ímã, que atrai apenas o ferro. Esse processo também é chamado de imantação.

DECANTAÇÃO
A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis. Essa técnica é física, pois se baseia na diferença de densidade entre os componentes damistura.
1. Líquido e sólido: O primeiro passo é deixar a mistura em repouso, visto que a parte sólida costuma ser a mais densa, com o tempo e com a ação da gravidade, o sólido irá se depositar no fundo do recipiente. Essa parte do processo é chamada de sedimentação. Depois realizamos a decantação, ou seja, a separação cuidadosa da parte líquida que ficou em cima, transferindo-a para outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Separação de misturas
  • separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas
  • Separação de Misturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!