filosofia

Páginas: 23 (5597 palavras) Publicado: 12 de março de 2014
Trabalho

De

Filosofia

Nome:Danielle Santos Luiz nº05 3ºTC


A concepção de liberdade em Sartre
Resumo: A liberdade constitui um dos problemas da sociedade contemporânea porque, entre outros temas, trata dos limites da vida coletiva, o objeto deste artigo é a concepção de liberdade em Jean Paul Sartre (1905-1980), especificamente, na obra O ser e o nada- ensaio de ontologiafenomenológica (1943) e O existencialismo é um humanismo (1946). Para o filósofo, a liberdade é condição fundamental da ação e o homem está condenado a ser livre. Veremos que, para Sartre, o homem é livre e sua ação é intencional. O que importa é o caráter intencional; é mesmo essa intencionalidade da ação humana que merece destaque. Por fim, investigaremos o porquê escolher é angustiante e porque ohomem é, afinal, condenado a ser livre.
Palavras-Chave: Liberdade. Angústia. Condenação.











Introdução
Este artigo apresenta alguns pontos da filosofia do pensador Jean- Paul Sartre que são importantes e que oferecem uma base teórica para melhor compreender sua concepção de liberdade. A finalidade não é de forma alguma esgotar a tese sartreana, mas, somente apresentar ediscutir três principais pontos que estão relacionados com as considerações centrais de Sartre sobre a liberdade: o caráter intencional da ação; a tese de que o ser humano é livre; e a liberdade como angústia. Sartre conceitua a liberdade como uma condição intransponível do homem, da qual, ele não pode, definitivamente, esquivar-se, isto é, o ser- humano está condenado a ser livre e é a partir destacondenação à liberdade que o homem se forma. Não existe nada que obrigue o ser humano agir desse ou daquele modo. Sartre tem como ponto de partida a liberdade nas ações de escolher, o que fazer é sempre intencional, ou seja, é impulsionado por um desejo consciente dos princípios dessa escolha. Porém, para Sartre, não há princípios prontos que possam de guiar a escolha humana.Dessa forma, a falta deprincípios norteadores da ação é ratificada na obra. O Existencialismo é um Humanismo, Sartre expõe que se o homem é livre para agir e não existem valores genéricos que sirvam de guia para nossa vida, compete ao próprio homem, em suas ações concretas, construir os valores que possam orientar suas escolhas. A escolha revela a responsabilidade, diante de uma questão o homem deve optar por umaalternativa e por um critério pelo qual essa alternativa foi escolhida. A angústia significa optar entre alternativas que não possuem critérios externos à escolha. É necessário escolher porque tenho de ser livre. Assim, toda vez que há uma ação, o homem se torna responsável por tudo o que escolhe, porque não há outra escolha que não exercer a liberdade. Para Sartre, o homem é homem pela sua condição deser livre. O homem é fruto de sua liberdade porque quotidianamente escolhe as ações que irá praticar. Dessa forma, a liberdade não é uma conquista humana, ela é uma condição da existência humana: Com efeito, sou um existente que aprende sua liberdade através de seus atos; mas sou também um existente cuja existência individual e única temporaliza-se como liberdade [...] Assim, minha liberdade estáperpetuamente em questão em meu ser; não se trata de uma qualidade sobreposta ou uma propriedade de minha natureza; é bem precisamente a textura de meu ser... (SARTRE, 1998, p. 542/543).
Para a filosofia sartreana o homem é livre para escolher, já que possui consciência. Essa consciência gera a intencionalidade das ações praticadas e envolve a sociedade, pois a liberdade é uma pesada obrigação quetraz a responsabilidade com seu destino e com o dos outros a sua volta. Ao escolher, o homem representa a opção que considera ideal para toda a humanidade. Dessa forma, a sua liberdade o une a sociedade, tornando-o responsável porque escolhe o tipo de homem que deseja ser, e também, como os demais devem ser. Logo, as escolhas do homem sartreano provocam o sentimento de responsabilidade, o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!