sendimentação

376 palavras 2 páginas
Reforço de Vegetação & Geomantas

Proteção dos Taludes de um Canal

Canal Revestido com Geomanta

Exemplo de Geomanta As geomantas são utilizadas na proteção superficial do solo, reforçando e protegendo a vegetação, especialmente durante a fase de germinação.
Existem vários tipos de geomantas, geralmente constituídos por uma malha geossintética leve de reforço, e, conforme a aplicação, com inclusões de fibras de origem vegetal, tais como palha e fibra de coco.
A vegetação cresce através da geomanta, entrelaçando-se intimamente com o reforço geossintético, auxiliando, desta forma a fixação das espécies escolhidas, principais responsáveis pela proteção contra a erosão.
O controle da erosão envolve basicamente: - a implantação de drenagem superficial e, - a proteção superficial.
A geomanta absorve o impacto da água da chuva que cai e dissipa a energia da lâmina de água que escorre pelo talude. Protege-o ainda da erosão eólica, e atenua o efeito do sol, mantendo a umidade do solo.
APLICAÇÕES
As geomantas podem ser utilizadas em:
- Taludes de aterro / corte de rodovias e ferrovias
- Taludes de canais de irrigação, rios e lagoas
- Taludes de pilhas de minério e aterros de resíduos industriais- Cobertura de aterros sanitários
- Canais de descarga
AS GEOMANTAS
Para os casos mais críticos, de solos muito erodíveis, a linha da North American Green apresenta geomantas com núcleo composto de palha e / ou fibra de coco e substâncias que favorecem a germinação ("mulch"), confinado entre duas malhas leves de polipropileno. As malhas podem ser fotodegradáveis a curto, médio ou longo prazo.
A polijuta é uma versão simplificada da geomanta, constituída por um tecido geossintético fotodegradável, de trama aberta. Mais barata e de instalação mais fácil que a geomanta com núcleo de mulch, a polijuta mantém boa resistência mecânica e estabilidade dimensional quando submetida a condições de

Relacionados

  • Poluição
    789 palavras | 4 páginas
  • Envie presentes para estes membros
    1289 palavras | 6 páginas
  • Mec Solos 1sem2003
    12348 palavras | 50 páginas