semtitulo

Páginas: 5 (1242 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
UNI- ANHANGUERA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS
CURSO DE BIOLOGIA








EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG






ALANA PRICILA SOUZA PEREIRA







GOIÂNIA
ABRIL/2013
INTRODUÇÃO


Genética populacional é o estudo da distribuição dos genes nas populações e de como as freqüências dos genes e dos genótipos são mantidas ou alteradas. Este ramo da genética lida tanto comfatores genéticos, como mutação e reprodução, quanto com fatores ambientais e sociais, como seleção e migração. É a interação desses itens que determina a freqüência e a distribuição das doenças genéticas em famílias e comunidades. O conhecimento sobre as freqüências dos vários genes causadores de doenças comuns em populações diferentes e sobre os seus efeitos é um aspecto importante para odiagnóstico clínico e aconselhamento genético, e torna o estudo da genética populacional relevante.
Num primeiro momento poderíamos pensar que as características e alelos dominantes em uma população têm a tendência de aumentar em freqüência às custas dos recessivos visto que aproximadamente ¾ da prole de dois heterozigotos manifestarão dominância e somente ¼ serão recessivos. No entanto, o que éobservado em uma população randomizada não confirma esta suposição. Na verdade, as proporções entre os diferentes genótipos (e fenótipos) são mantidas constantes por várias gerações. Este conceito é conhecido como a lei de Hardy-Weinberg.










A lei de Hardy-Weinberg
         
   “Em uma população infinitamente grande, em que os cruzamentos ocorrem ao acaso e sobre o qual não háatuação de fatores evolutivos, as freqüências gênicas e genotípicas permanecem constantes ao longo das gerações.”
Se uma população possui certos requisitos (que serão discutidos adiante), esta lei apresenta-se como uma relação matemática para calcular a freqüência dos genótipos utilizando dados sobre freqüências gênicas.
Quando a primeira geração reproduzir, e formar uma segunda geração, a relaçãoentre as freqüências de cada genótipo permanece como na primeira. De fato, estas proporções entre os genótipos são mantidas não importando quantas gerações são estudadas, apesar do número absoluto de indivíduos com cada genótipo poder flutuar de acordo com alterações no tamanho da população. Quando uma população mantém constante a proporção entre as freqüências de p2, 2pq e q2, é dito que estapopulação está em estado de equilíbrio de Hardy-Weinberg para aquele lócus.
Como saber se uma população está em equilíbrio de H-W? A determinação da freqüência gênica e da freqüência genotípica de uma população deve ser calculada e pode ser exemplificada em uma população de 12000 indivíduos randomizados onde observamos a seguinte distribuição:
AA
 3600 indivíduos 
 Aa ou aA 
 6000 indivíduosaa
 2400 indivíduos
Total
 12000 indivíduos 


Condições para o equilíbrio de Hardy-Weinberg
• a população é suficientemente grande para que não ocorram desvios ou mudanças significativas por causa do acaso na freqüência dos genes
• não há mutações
• não há migrações (não pode entrar nem sair genes da população);
• todos os genótipos devem ter a mesma chance de sobrevivência oureprodução (não há seleção natural)
• os cruzamentos ocorrem ao acaso (não há seleção natural).

Fatores capazes de alterar o equilíbrio de Hardy-Weinberg

Para que uma população seja “ideal”, tem-se as seguintes suposições: 1) a população é grande e caracteriza-se por casamentos aleatórios no que diz respeito ao locus em questão; 2) a freqüência alélica permanece constante com o passar do tempo porque(a) a taxa de mutação é baixa, (b) não há nenhuma seleção a favor ou contra um determinado alelo ou genótipo, todos são igualmente capazes de procriar, e (c) não tenha havido alteração da estrutura populacional por migração.
Partindo destes princípios deduzimos alguns dos fatores que podem alterar o equilíbrio de H-W:
1) Casamento não aleatório - resulta de estratificação, casamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • semtítulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!