Semiotica

Páginas: 3 (521 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2012
Quali-signo Icônico Remático (Código sonoro)

Nas propagandas e comerciais que apresentam o produto intel, antes mesmo da marcar se apresentar escutamos um som característico (tâ-nâ-nâ-nam), quechama atenção e nos faz iniciar o processo de identificação do que está por vir. Pelo repertório da pessoa ela identificará, na memória, a marca.

Os alertas de notificação do facebook, msn eoutros programas, utilizam do acaso para chamar atenão, o que faz o usuário perceber que alguém mandou alguma mensagem.
Sin-signo Icônico Remático

Esta definição nos da a pequena ideia de forma, comopor exemplo, quando estamos em uma estrada com neblina e avistamos duas luzes ao fundo, supomos que trata se de um veiculo ao qual ainda não podemos identificar por completo.

Para ilustrar otópico acima, podemos utilizar uma obra de Monet. O quadro não traz traços claros e que possam realmente determinar do que se trata a figura. Ao contrário, se o analisarmos desconsiderando seu contextoartístico e histórico, o que se vê, na verdade, são apenas impressões. Assim, a interpretação se faz através do repertório e conhecimento de quem a visualiza.










Sin-signo IndicativoRemático

A imagem acima está atrelada ao primeiro caso onde podemos, em termos populares, “ter uma ideia do que se trata”. Ainda não trata-se de algo concreto, mas já passou a ser representação.Falando especificamente dessa figura, ela nada mais é do que um monte de lixo. Entretanto, ao apontarmos um foco de luz para essa pilha de sucata, projeta-se uma sombra que representa uma cena. Não é real,mas indica. Nos remete e ideia de algo.

Ao visualizar a estrutura de uma construção já conseguimos definir seu resultado final, pois suas formas nos trazem imagens de edifícios ou outrasconstruções mesmo visualizando a construção pela metade.
Sin-signo Indicativo Dicente

Ao olhar a imagem de uma maçã mordida, lembramos do logo da Apple sendo que a imagem não é de fato o logo, mas o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O QUE É SEMIÓTICA
  • O que é semiótica
  • Semiótica
  • Semiotica
  • Semiótica
  • SEMIOTICA
  • O que é semiótica
  • Semiotica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!