Seminário Fayerabend

999 palavras 4 páginas
Seminário Feyerabend
Ordem e falas de cada um! Galera, vamos tentar não decorar e, sim, entender. O que não entenderem eu TENTO ajudar. Na segunda vamos nos reunir pra ver o que precisa esclarecer, já que a apresentação é na terça ;D

1) - Biografia e contexto histórico durante a publicação do livro
O seu livro “Contra o Método”, em inglês “Against Method” foi finalmente publicado em 1975. Neste ano, em linhas gerais, ocorreram os seguintes eventos:
• Guerra do Vietnã chega ao fim, com a vitória do regime comunista do norte.
• Independência de vários países como Moçambique, Cabo Verde, Angola, Suriname, Timor – Leste, entre outros. Porém acredita-se que nenhum destes acontecimentos tenha refletido diretamente nas idéias “anarquistas” de ciência de Feyerabend.

2) - Contextualização com outras obras de Feyerabend
• “A ciência em uma sociedade livre” (Science in a Free Society) – 1978.
Idéia central: Afirma que a fundamentação prescritiva do método científico limita as atividades dos cientistas e dessa maneira restringe o progresso cientifico.
• “Adeus à Razão” (Farewell to Reason) – 1978.
Idéia central: Ao contrário do que sugere o título não faz apologia ao irracionalismo, mas às diversas idéias impositivas de razão que buscavam legitimar padrões a serem obedecidos em todas as áreas do conhecimento.

3) - Exploração do livro “Contra o Método”
Faremos uma breve recapitulação no conceito da ciência para Descartes e Kuhn a fim de compreender melhor a ciência de Feyerabend. Enquanto que para Descartes o racionalismo explicava o mundo, para Kuhn e Feyerabend o conceito de ciência se dava sob observação e experiência e ambos concordavam que as teorias pautadas na percepção admitissem discrepâncias e poderiam ser reconsideradas.
- A diferença entre a ciência de Kuhn e Feyerabend é que para Kuhn todas as teorias científicas (inclusive as de Descartes) constituem uma forte base de fundamentos para praticas subseqüentes, isto é, Kuhn não questionava o que

Relacionados

  • Costa Kipnis 2014 O debate epistemologico na formacao do pesquisador da educacao
    6978 palavras | 28 páginas
  • Edmilson Tavares
    41131 palavras | 165 páginas