seminario interdisciplinar

Páginas: 7 (1746 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014





CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UNITINS



TEORIA E PRÁTICA NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR INTERDISCIPLINAR QUE ATUA NA EJA




Acadêmicos:
Cleunice Martins da Silva.
Rafael Siqueira de Queiroz Andrade.
Thamara Cristina Albuquerque Ferreira.




Cristalândia, 2014


Introdução
É importante enfatizar a gratificação notável entre o convívio que existem pessoas que após um longodia de trabalho sentem alegria em freqüentar as aulas, a maioria desses alunos trabalham fora o dia todo, no entanto ainda assim estudam á noite, isso mostra que os mesmos possuem metas e estão ali lutando por elas, esses alunos ingressaram na escola na fase adulta porque não tiveram condições de permanecer ou mesmo de freqüentar a escola ainda na infância e por algum motivo se arrependeram, aindaque não dependesse deles a sua estadia no âmbito escolar, atualmente esses alunos vão a busca desse conhecimento por vontade própria deixando de lado suas limitações, é valido ressaltar que é prazerosa também a atitude da minoria que se inseri por necessidade ou obrigação, mas que esta em busca de uma melhor qualificação profissional, nota-se em geral que essa clientela acredita na educação escolarcomo uma forma de mudança. O tema alfabetização de jovens e adultos permeia á longo tempo governo, docentes e comunidades, pois se sabe que a educação em geral como um todo e principalmente a escolar é sinônimo de expectativa de mudança de conscientização de formação ética e crítica.
Diante disso, faz-se necessário que se questione primeiramente: a contextualização da EJA no Brasil, ainterdisciplinaridade na EJA, as praticas significativas na alfabetização de adultos, e a sala de aula da EJA como espaço problematizador.
Reflexão. "Uma de nossas tarefas, como educadores e educadoras, é descobrir o que historicamente pode ser feito no sentido de contribuir para a transformação do mundo, de que resulte um mundo mais "redondo", menos arestoso, mais humano, e em que se prepare amaterialização da grande Utopia: Unidade na Diversidade”. (Paulo Freire, Política e Educação, 23 a. ed., p. 35-36). 







EJA: Um breve histórico
Sabe-se que, alfabetizar jovens e adultos vai muito além que ensinar-aprender, trata-se da construção de uma expectativa de mudança, o ensino de jovens e adultos teve inicio na época da colonização do Brasil, embora que houvesse poucas escolas as mesmastinham como foco privilegiar as classes dominantes da época (alta e media), dessa forma os filhos da mesma recebia formação dês de sua infância; descartando a necessidade de alfabetizar os jovens e adultos, as classes menos favorecidas não tinham nenhuma possibilidade de acesso ao ensino escolar, no entanto quando os mesmos á recebiam era de maneira indireta.
O ato de ler e escrever para muitossão uma arte, porem vários que não tiveram a oportunidade de ser alfabetizado em sua infância sentem falta desses atos ao se tornar adultos, nos dias atuais o ensino para jovens e adultos aumentaram, No entanto o acesso ainda é limitado, porem com a necessidade de trabalhar o cidadão adulto nota o quanto a educação básica lhe faz falta e começa a insistir em busca do conhecimento. É notório que aeducação desses cidadãos teve diversos focos e contou com importantes projetos de alfabetização entre eles o MOBRAL que se findou no ano de 1985, abrindo espaço para a criação de a fundação EDUCAR, também o método Paulo Freire, o mesmo sempre lutou para o fim da educação elitista, o teórico tinha como objetivo uma educação libertadora e democrática, Freire tornou-se o precursor e defensor daeducação para jovens e adultos.
Aranha (1996, p. 209), afirma que: Ao longo das mais diversas experiências de Paulo Freire pelo mundo, o resultado sempre foi gratificante e muitas vezes comovente. O homem iletrado chega humilde e culpado, mas aos poucos descobre com orgulho que também é “fazedor de cultura” e, mas ainda, que a condição de inferioridade não se deve a uma incompetência sua, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seminario Interdisciplinares
  • Seminário Interdisciplinar
  • Seminario interdisciplinar
  • Seminario Interdisciplinar I
  • Seminário Interdisciplinar Marketing
  • Seminário Interdisciplinar I
  • Av 01 Seminário Interdisciplinar
  • Seminário Interdisciplinar Unopar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!