SEMIN RIO DOS RATOS Por LYGIA FAGUNDES TELLES

340 palavras 2 páginas
SEMINÁRIO DOS RATOS por LYGIA FAGUNDES TELLES
É uma crítica à ineficiência dos órgãos públicos. O conto inicia-se com uma epígrafe de Carlos Drummond de Andrade: “Que século, meu Deus! – exclamaram os ratos e começaram a roer o edifício”. De fato, na narrativa, os ratos devoram tudo – comida, pessoas, roupas, móveis. Depois que alguns integrantes do poder público se reúnem em uma mansão restaurada para resolver o problema dos ratos, apenas um homem escapa do ataque, pois se abrigou em uma geladeira. Enquanto isso, a burocracia se empenhava em criar mecanismos para exterminar os roedores.

É um livro da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, publicado por primeira vez em 1977, pela Editora Rocco. O livro que possui um total de 14contos, embasados num árduo trabalho de pesquisa da autora.
A obra nasceu da obstinação da escritora em escrever contos ignorando os limites entre realidade e fantasia, fantástico e mágico, intenção e impulso, cultura e natureza. Nela, o leitor é convidado a fazer uma viagem ao encontro dos ratos que tomam para si um seminário e que, curiosamente, passam a tomar decisões sobre o país onde vive.

Seminário dos ratos é uma reunião de 14 contos de Lygia Fagundes Telles.
A característica principal da autora é o grande trabalho de pesquisa e a apuração técnica, na busca de uma maneira sempre diferente de expressar suas idéias.
O conto que dá título ao livro é um dos clássicos da autora. Segundo ela, a idéia para a obra surgiu durante um seminário para tratar da questão dos ratos na cidade de São Paulo; no momento em que uma autoridade dizia que "a situação está sob controle", passou um rato atravessando o palco.
No conta de Lygia, os ratos dominam o seminário, impondo uma situação de horror. A única pessoa que escapa deles é um homem que se esconde na geladeira; mas no momento em que tenta abrir a porta, um rato lhe morde o dedo. Os ratos então dominam a situação, se instalam no poder e passam a tomar as decisões.
CONTO

Relacionados

  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas