28541 34703 Economia

601 palavras 3 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Economia
Curso:
Professor: João Antolino Monteiro
Nome do estudante: Cristiano Tolotti
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,0 pontos)

Leia a seguir um trecho da reportagem retirada da página do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP. Em seguida, responda as questões.

EM ENTRESSAFRA, PREÇO SE SUSTENTA; SETOR ESPERA QUEDA EM JUNHO

Cepea, 30 – O preço bruto do leite pago ao produtor (inclui frete e impostos) teve alta de 1,92% em maio, passando para R$ 1,1046/litro na “média Brasil” (que pondera o volume captado nos estados de BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), segundo pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. A média de maio superou em 5,9% à do mesmo mês de 2013, em temos reais (valores deflacionados IPCA de abril/14). O preço líquido médio (sem frete em impostos) foi de R$ 1,0203/litro em maio, alta de 2,08% frente a abril/14. O aumento no preço médio nacional em maio foi influenciado pela valorização no Sul do País, principalmente no Paraná, e em São Paulo.
Disponível em: http://cepea.esalq.usp.br/leite/?page=164. Acesso em: 03 jul. 2014.
a) Considerando o leite um bem sem substituto direto e sendo um bem de primeira necessidade, explique quais implicações para o consumidor tem o aumento do leite. Justifique sua resposta.

b) Considerando o leite um bem sem substituto direto, que tipo de elasticidade apresenta, quais os efeitos na renda do consumidor e qual efeito na quantidade demandada? Explique.

Questão 2 (4,0 pontos)

Leia o trecho abaixo e, a seguir, responda as questões. Agricultores do Triângulo Mineiro estimam aumento no preço do etanol e açúcar

Justificativa

Relacionados