Semin Rio Cinematogr Fico Aula 07 05

310 palavras 2 páginas
Seminário Cinematográfico

Filme: 13º andar
Texto: O ciberespaço: Utopia ou prótese? - Luís Carlos Nogueira
Acadêmica: Gabriela Hautrive
Professor: Leonel J. de Oliveira

O filme conta a história de dois homens, pesquisadores de informática, que vivem em um local envolvendo realidade e ilusão, onde desenvolvem um mundo “paralelo” através da realidade virtual, onde personagens do mundo virtual reagem, pensam e interagem como se tivessem vida real própria.
Essa relação de real e virtual está diretamente ligada ao texto, “O ciberespaço: Utopia ou prótese?”, pois no filme, as pessoas criadas são como próteses, idênticas as reais, porém virtuais e com vida própria.
Segundo o autor do texto, Luiz Carlos Nogueira, “a utopia seria a última prótese da sociedade, como a prótese seria o instrumento da utopia. Se há um fabrico do destino humano, ele passa tanto pelos fins, como pelos meios”.
Em seguida, o autor fala sobre o ciberespaço, como uma coisa ainda indefinida, porém totalista, onde a pessoa tem tudo o que precisa em seu redor e através disso criam crenças e experimentos, sejam eles reais ou virtuais.
O exemplo mostrado pelo filme, é quando um dos personagens entra em mundo simulado, voltando ao passado para investigar a morte de um terceiro elemento da ficção. Ele recria um mundo virtual e dentro desse mundo ele descobre a realidade.
As relações com o filme e o texto se trata de barreiras entre a fantasia e a realidade, entre criar o virtual e inserir ele no real. Caminhando juntos, os elementos pertencem a dois mundo paralelos, envolvendo seres humanos e “seres próteses”, por exemplo, e ao mesmo tempo deixando a pergunta, “Será que a nossa realidade é verdadeira? Ou seremos todas simulações de vidas do futuro?”, que será difícil de responder, assim como nos deixa em dúvida saber se vivemos em um mundo real ou somos criações que voltaram para descobrir certos interesses.

Relacionados

  • Manual para elaboraçã de testes
    26859 palavras | 108 páginas