Trabalho De Geografia A Import Ncia Religiosa E Econ Mica Do Rio Ganges Para A Ndia

515 palavras 3 páginas
Trabalho de Geografia-A importância religiosa e econômica do rio Ganges para a Índia

*O Rio Ganges recebe também o nome de rio
Benares, é um dos rios mais poluídos do mundo, não por resíduos industriais, mas por conta de um ritual religioso que faz do local um imenso cemitério líquido dos desvalidos e pobres.

Onde se localiza?
*Ele situa-se ao norte da Índia e de Bangladesh e é um dos maiores rios da Ásia, a nascente localiza-se no Himalaia. O Rio Ganges recebe onze afluentes até o encontro com o rio Brahmaputra, desaguando na baía de Bengala formando um grande delta. As águas são produzidas através do degelo das enormes montanhas do Himalaia, o rio nasce no
Tibet, atravessa o norte da índia, e por ultimo deságua no Oceano Indico.

Por que é economicamente importante para a Índia?

*A bacia do Ganges, com seu solo fértil, é crucial para as economias agriculturais da Índia e do
Bangladesh. Tanto o Ganges quanto seus afluentes fornecem uma fonte perene de irrigação para uma região extensa; entre as principais culturas da área estão o arroz, a cana-de-açúcar, lentilhas, batatas, trigo e sementes usadas na fabricação de óleos. Ao longo das margens do rio a presença de pântanos e lagos também possibilita o cultivo de legumes, pimentas, mostarda, gergelim e juta. O rio também é fonte de diversos tipos de peixes, embora esteja extremamente poluído.

Porque é considerado,pelos hindus,um rio sagrado?

*Os hindus acreditam que as águas do rio Ganges descem diretamente dos céus, por obra constante do seu deus(Brahma). O Ganges possui um grande valor espiritual, para os adeptos do hinduísmo, que tomam banho nas suas águas, crendo que o rio possui a capacidade de purificá-los de todos os pecados. Pessoas idosas vão ali para morrer, pois se falece nesse local sagrado, o seu ciclo de reencarnações termina, ficando livre da Roda de Samsara, conforme prega o hinduísmo.

Qual a situação atual do rio?Está livre de poluição?
*Atualmente o rio está completamente poluído, a
causa

Relacionados