SEMIN RI SISTEMA END CRINO

1200 palavras 5 páginas
Sistema
Endócrino

Belem- pa
2015

Escola Profissional Omega

Orientador: Enfermeiro Ricardo Lima
Turma: 041 - Tarde
Discentes:

Introdução
Sistema Endócrino

É composto por um conjunto de órgãos denominados de glândulas endócrinas que utilizam a corrente sanguínea para secretar hormônios e assim alcançar “células-alvos” que controlam o funcionamento do corpo humano.

Sistema Endócrino
Dá-se o nome de sistema endócrino ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo. O sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, atuam na coordenação e regulação das funções corporais.
Alguns dos principais órgãos produtores de hormônios no homem são a hipófise, o hipotálamo, a tireóide, as paratireóides, as supra-renais, o pâncreas e as gônadas.
Hipotálamo
Se localiza na base do encéfalo, sob uma região encefálica denominada tálamo. A função endócrina do hipotálamo está a cargo das células neurossecretoras, que são neurônios especializados na produção e na liberação de hormônios.
A figura ao lado mostra o hipotálamo (acima) e a hipófise (abaixo).

Hipófise (ou glândula Pituitária)
A hipófise é dividida em três partes, denominadas lobos anterior, posterior e intermédio, esse último pouco desenvolvido no homem. O lobo anterior (maior) é designado adeno-hipófise e o lobo posterior, neuro-hipófise.
Hormônios produzidos no lobo anterior da hipófise
- Samatotrofina (GH) - Hormônio do crescimento. - Hormônio tireotrófico (TSH) - Estimula a glândula tireóide. - Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) - Age sobre o córtex das glândulas supra-renais. - Hormônio folículo-estimulante (FSH) - Age sobre a maturação dos folículos ovarianos e dos espermatozóides. -

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas