Seminário - história do brasil de 1889 a 1945

Páginas: 17 (4176 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
INSTITUTO SUPERIOR DE CIENCIAS APLICADAS
SERVIÇO SOCIAL

















SEMINÁRIO - HISTÓRIA DO BRASIL DE 1889 A 1945









Nome do aluno















Limeira – SP
2011

NOME DO ALUNO























SEMINÁRIO - HISTÓRIA DO BRASIL DE 1889 A 1945Projeto de pesquisa apresentado à Disciplina Formação sócia econômica política do Brasil como exercício para a avaliação do 3º bimestre.













Limeira – SP
2011

A PRIMEIRA REPUBLICA

A primeira república é um período histórico do Brasil, que se estende de 1889 a 1930
A proclamação da República ocorreu no Rio de Janeiro, então capital do país, em 15 denovembro de 1889 quando um grupo de militares, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, depôs o imperador D. Pedro II através de um golpe de estado.
A Primeira República Brasileira, conhecida como República Velha, pode ser dividida em dois períodos: a República da Espada (1889-1894), uma ditadura militar, liderada
pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto; e a República Oligárquica(1895-1930), na qual predominou a chamada "Política do café com leite" que favorecia os interesses do setor agrário dos estados de São Paulo — o mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café — e de Minas Gerais — o mais populoso na época e produtor de leite.



PRIMEIRA CONSTITUIÇAO DA REPUBLICA

A primeira constituição da republica era o modelo da republica federativa,onde o país ficava divido em Estados e reunido em uma federação desses estados.
Esta constituição seguiu principalmente o modelo americano, devido a isso, foi criada uma divisão de três poderes, o poder executivo que executa as leis e encaminhava leis pro congresso, o poder legislativo que faz as leis, e o poder judiciário que julga o conflito entre os cidadãos e interpreta as leis.REVOLUÇAO FEDERALISTA

Júlio de Castilhos era membro do Partido Republicano Rio-grandense (PRR) e defendia o governo e o estabelecimento de Floriano Peixoto no comando do país.
Em 1892, Castilho foi intitulado presidente do estado do Rio Grande do Sul, gerando assim
A revolução federalista, ocorreu no Rio grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, nos anos de 1893 a 1895 Liderada por Silveira Martins,então líder do Partido Federalista, que era oposição aos republicanos.


MUDANÇAS ECONOMICAS

A economia era voltada principalmente no setor agrícola e o Produto mais exportado
da época era o café, o café gerou uma grande expansão econômica, uma urbanização
bastante evolutiva, e criou-se assim o mercado interno para os produtos industriais,
e foi por essa via que as indústrias começaram acrescer no pais
a primeira republica baseou-se numa economia destinada à exportação
todo eixo do crescimento econômico estava voltado para determinados bens
que seria vendido no exterior.
A partir de 1880 surgiu à produção de borracha, e isso levou o país a um grande crescimento econômico, pois havia uma busca enorme de borracha primeiro pela entrada da bicicleta, onde se fabricava o pneu deborracha, e depois pelo surgimento do automóvel, até que, em 1910 acontece a crise da borracha, quando os ingleses e a região da Ásia começou a concorrer com a borracha brasileira.


IMIGRAÇAO EM MASSA

Des do século 19, por volta de 1870, começou um fenômeno chamado de imigração em massa para o Brasil, esse movimento, teve uma parte concentrada no Sul onde já havia uma velha imigração alemã,foi aonde vieram principalmente colonos Italianos. A outra parte se concentrava na região Centro-Sul do País, especialmente em São Paulo.
essa imigração se sucedeu devido as precárias condições de pobreza na Europa, por outro lado, os Fazendeiros de café necessitavam de Mao de obra com o fim da escravidão, então foi
feito um esquema para trazer imigrantes da Europa, para as Fazendas de café...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Brasil depois de 1945
  • Brasil 1945 à 1960
  • Economia do Brasil entre 1945-1964
  • Elei o presencial no Brasil em 1945
  • 1889 Brasil República
  • Como foi instituída a república no brasil em 1889.
  • HISTORIA 1945-164
  • Resumo de história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!