Semao de santo antonio

344 palavras 2 páginas
O Sermão de Santo António aos Peixes : foi proferido na cidade de São Luís do Maranhão em 1654, na sequência de uma disputa com os colonos portugueses no Brasil.
O Sermão de Santo António aos Peixes constitui um documento da surpreendente imaginação, habilidade oratória e poder satírico do Padre António Vieira, que toma vários peixes (o roncador, o pegador, o voador e o polvo) como símbolos dos vícios daqueles colonos.
Com uma construção literária e argumentativa notável, o sermão pretende louvar algumas virtudes humanas e, principalmente, censurar com severidade os vícios dos colonos. Este sermão (alegórico) foi pregado três dias antes de Padre António Vieira embarcar ocultamente (a furto) para Portugal, para obter uma legislação justa para os índios.
Proferido na Capela Real de Lisboa, em 1655, "O Sermão da Sexagésima" é um dos mais importantes sermões que transformaram Padre Antônio Vieira em um orador digno de fé e despertador de uma paixão transformadora nos ouvintes.
Tendo como tema a "Parábola do Semeador", o sermão tem como base a frase: pregar é como semear. O padre se interessava em saber o motivo de a pregação católica estar surtindo pouco efeito entre os cristãos. "Se a palavra de Deus é tão eficaz e tão poderosa, como vemos tão pouco fruto da palavra Dele?". E então ele mesmo conclui que a culpa é dos próprios padres: "Eles pregam palavras de Deus, mas não pregam a palavra de Deus", afirma. O sermão é um todo de dez pequenos capítulos e uma crítica monumental ao estilo barroco, sobretudo ao Cultismo.
Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa em 1608. Foi religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus. Um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Defendeu os direitos humanos dos povos indígenas, combatendo a sua exploração e escravização, e também os judeus e a abolição da escravatura. Em razão da imensa importância de seus sermões no barroco brasileiro e

Relacionados

  • escola
    5367 palavras | 22 páginas
  • Junior
    249707 palavras | 999 páginas
  • Os bancos de sementes comunitários na construção dos territórios de esperança: o caso do assentamento três irmãos/pb
    59682 palavras | 239 páginas
  • conhecimentos gerais
    32886 palavras | 132 páginas