Semana da Arte Moderna ( Anita Malfatti e Tascila do Amaral)

2286 palavras 10 páginas
Semana da Arte Moderna

A Semana da Arte Moderna também chamada de Semana de 22 foi realizada entre os dias 11 a 18 de fevereiro do ano de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas europeias mais conservadoras. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti. O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX.
Em um período repleto de agitações, turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. Os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um estilo novo e diferente, buscando identidade própria e liberdade de expressão, que resultou uma renovação da visão social e rompendo com os padrões clássicos europeus.
Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e Manuel Bandeira.
Sendo que os principais objetivos da semana 22 eram:

Acertar os ponteiros das expressões artísticas com a modernidade da época;
Romper com os padrões clássicos;
Apresentar correntes artísticas (futurismo, dadaísmo, expressionismo, surrealismo e cubismo);
Buscar o antropofagismo (na arte, absorver as influências estrangeiras e recriá-las com elementos da cultura nacional);
Criar uma arte puramente brasileira.

Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos,Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros, e como um dos organizadores o intelectual Rubens Borba de Moraes que, entretanto, por estar doente, dela não participou. Na ocasião da Semana de Arte Moderna, Tarsila do Amaral,

Relacionados