semaforo

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
História

Com o crescimento populacional e a modernização de vias no início do século passado, as cidades começaram a fervilhar. As ruas passaram a ser indicadores de progresso. Por isso, algumas chegavam a ter até 100 metros de largura. Muitas pessoas já podiam ter um carro motorizado, principalmente depois do surgimento do modelo Ford T. Só nos Estados Unidos, a frota de veículos saltoude 8 mil , em 1900, para 2,5 milhões, em 1908. Nas ruas americanas e de cidades como Londres, na Inglaterra, carros se misturavam a carruagens, bicicletas e, claro, pedestres, que passaram a sofrer cada vez mais. Não foi à toa que logo começaram a surgir várias tentativas de controlar o trânsito.
O primeiro semáforo de que se tem notícia data de 1868. Foi instalado em Londres com luzes a gáspara ser visto à noite. Ele tinha dois braços, movimentados por policiais: quando estavam na horizontal, indicavam que os veículos parassem; em 45 graus, eles deveriam seguir. Durou menos de um mês porque explodiu, ferindo o policial que o manejava.
Pouco depois, em Berlim, na Alemanha, foram construídas torres no meio de cruzamentos com cabines onde policiais ficavam sentados trocando as luzes odia todo. Esse tipo de torre, que sofreu variações ao longo das décadas, foi bastante usada em Nova York a partir de 1916. Desde 1912, sucessivas invenções ganharam notoriedade nos Estados Unidos, onde foram criados os princípios usados até hoje. O sinal de três cores e próprio para o cruzamento de vias foi inventado e instalado pelo policial William Potts, em 1920, em Detroit.Primeiro semáforo
Semáforos de LED’s

A geração de luz utilizando a propriedade de emissão de diodos formados por cristais de materiais semicondutores tem sido objeto de intensa pesquisa tecnológica.

Os semáforos de LED’s têm sido objeto de análise e avaliação pela CET quanto à instalação em larga escala para a cidade de São Paulo.

Asprincipais vantagens da utilização de “lâmpadas LED” são: baixo consumo de energia, resultando em ganhos de redução da ordem de 80 a 90% quando comparado ao consumo de lâmpadas incandescentes de mesma intensidade luminosa; a luz emitida é monocromática, não sendo necessários filtros para se obter uma determinada cor; a vida útil de um LED é de aproximadamente 100.000 horas; a queima de algunsLED’s não compromete totalmente a indicação luminosa, pois vai restar uma porcentagem considerável de elementos ainda ativos.

De maneira geral, os aspectos que ainda restringem a ampla adoção do LED como padrão de iluminação residem nos custos elevados.

Nas aplicações de engenharia de tráfego, o desenvolvimento do LED já se tornou técnica e comercialmente conhecida, existindo disponíveis nomercado linhas de produtos tais como painéis de mensagens variáveis, placas de sinalização e semáforos.

Em 1990 a CET de São Paulo fez o primeiro teste para avaliar a aplicação da tecnologia LED na sinalização semafórica. O protótipo da primeira lâmpada foi instalado num grupo focal de pedestres da Av. Faria Lima, próximo à rua Grécia. Passados 15 anos, a lâmpada continua em perfeito estadode conservação, sem ter ocorrido queima de nenhum de seus diodos. Atualmente, existem dois cruzamentos semáforos que utilizam LED’s na Radial Leste. Além disso, os grupos focais de pedestres da Rótula central da cidade também utilizam esta solução.
Como se vê, a aplicação desta tecnologia ainda é muito incipiente em São Paulo e isso se deve ao custo considerável do investimento inicial.

Comofunciona a “lâmpada LED”?

Para as cores vermelha e amarela, os LED’s utilizados em semáforos são derivados de uma tecnologia de combinação de cristais denominada AlInGaP (Alumínio, Índio, Gálio e Fósforo.

Um LED é composto por um chip de material semicondutor, encapsulado numa resina epóxi, montado sobre dois terminais – anodo e cátodo. A figura 2 mostra a estrutura básica do LED....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Semáforo
  • semaforo
  • Semáforo
  • Semáforo
  • Semaforo
  • Semáforo
  • Semáforo
  • Semaforos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!