semaforo

Páginas: 3 (669 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014

Semáforo, também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres oupeões  nas grandes cidadesem quase todo o mundo. Utiliza uma linguagem simples e por isso de fácil assimilação. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas.
O controle semafórico permite alternar o direito depassagem na zona de conflito de uma interseção. O cálculo dos tempos no controle são gerados a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle. Temposperdidos no controle são aqueles que efetivamente não são utilizados pelos veículos ou pedestres para cruzar a interseção, tal como os tempos de amarelo ou de vermelho de segurança (todos os grupos focaispermanecem indicando a cor vermelha), por exemplo.

Historia
Com o crescimento populacional e a modernização de vias no início do século passado, as cidades começaram a fervilhar. As ruas passaram aser indicadores de progresso. Por isso, algumas chegavam a ter até 100 metros de largura. Muitas pessoas já podiam ter um carro motorizado, principalmente depois do surgimento do modelo Ford T. Sónos Estados Unidos, a frota de veículos saltou de 8 mil, em 1900, para 2,5 milhões, em 1908. Nas ruas americanas e de cidades como Londres, na Inglaterra, carros se misturavam a carruagens, bicicletase, claro, pedestres, que passaram a sofrer cada vez mais. Não foi à toa que logo começaram a surgir várias tentativas de controlar o trânsito. 
O primeiro semáforo de que se tem notícia data de 1868.Foi instalado em Londres com luzes a gás para ser visto à noite. Ele tinha dois braços, movimentados por policiais: quando estavam na horizontal, indicavam que os veículos parassem; em 45 graus, elesdeveriam seguir. Durou menos de um mês porque explodiu, ferindo o policial que o manejava. 
Pouco depois, em Berlim, na Alemanha, foram construídas torres no meio de cruzamentos com cabines onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Semáforo
  • semaforo
  • Semáforo
  • Semáforo
  • Semaforo
  • Semáforo
  • Semáforo
  • Semaforos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!