Sem Ntica Fichamento

3448 palavras 14 páginas
Semântica
1. Introdução
“Definir os objetos de estudos da Semântica não é uma tarefa simples. Podemos afirmar que a semântica busca descrever o “significado” das palavras e das sentenças, mas devemos, então, definir esse conceito”. (pág.17)
“Uma das dificuldades de definirmos esse termo se deve ao fato de que ele é usado para descrever situações de fala muito diferentes.” ( pág. 17)
“(...) em “qual é o significado de mesa?”, indagamos sobre o significado de um termo, mesa; em “Qual o significado de sua atitude?, perguntamos sobre a intenção não linguística de nosso interlocutor”. (pág.17)
“Se tentamos abarcar todas essas situações e outras em que o termo aparece, minamos o próprio projeto de se construir uma teoria científica sobre o significado, porque já não saberemos mais o significado de “significado””. (pág.17)
“(...) Putnam: “o que atrapalha a semântica é ela depender de um conceito pré-teórico de “significado”. (pág.18)
“Responder como atribuímos significado a uma cadeia de ruídos implica adotar um ponto de vista sobre a aquisição de conhecimento. É o significado uma relação causal entre palavras e coisas? Será ele uma entidade mental? Ele pertence ao indivíduo ou à comunidade, ao domínio público?” (pág.18)
“Há várias semânticas. Cada uma elege a sua noção particular de significado, responde diferentemente à questão da relação linguagem e mundo e constitui, até certo ponto, um modelo fechado e incomunicável com outros”. (pág.18)

“O estruturalismo de vertente saussuriana, por exemplo, definia o significado como uma unidade de diferença, isto é, o significado se dá numa estrutura de diferenças com relação a outros significados. Assim, o significado de uma palavra se define por não ser um outro: Mesa se define por não ser cadeira(...)”. ( pág 18)

“Já para a Semântica Formal o significado é um termo complexo que se compõe de duas partes: sentido e referência”. (pág 18)
“Para a Semântica da Enunciação, herdeira do estruturalismo, o significado é o resultado do jogo argumentativo

Relacionados

  • Ecopedagogia
    6981 palavras | 28 páginas