Sem medo do texto - Como ensinar Língua Portuguesa em escola pública

Páginas: 12 (2783 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
1. INTRODUÇÃO

Como fruto de uma educação básica toda realizada na rede pública, com orgulho e alegria, entusiasta do ensino básico e como professora de Língua Portuguesa da rede pública já há longos anos, conheço a realidade e as dificuldades enfrentadas pela escola pública. O professor da rede pública, especialmente nas escolas de periferia, enfrenta inúmeras dificuldades que sãosemelhantes a dificuldades encontradas em outras instituições, mas também há dificuldades únicas que dependem do contexto sócio-histórico da comunidade local.
Especialmente sobre o Ensino Médio, foco deste projeto, segundo o PCN+ Ensino Médio, preconiza um dos principais objetivos da escola de Ensino Médio que aplica-se totalmente ao contexto que pretende-se pesquisar:
(...) especialmente para jovensde famílias economicamente marginalizadasou apartadas de participação social, a escola de ensino médio pode constituir uma oportunidade única de orientação para a vida comunitária e política, econômica efinanceira, cultural e desportiva.

Ainda de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o novo Ensino Médio, “Em qualquer­­­­ de suas modalidades, isso significa preparar para a vida,qualificar paraa cidadania e capacitar para o aprendizado permanente, seja no eventual prosseguimento dos estudos, seja no mundo do trabalho”.
Refletindo a partir das considerações dos PCN’s, particularmente sobre o ensino da língua materna, surgem diversas questões que problematizam a atuação do professor: como é ensinar Língua Portuguesa a alunos que chegam ao Ensino Médio sem conhecimentosprévios desejáveis para essa modalidade de ensino? É possível aprender a gostar de ler e escrever no Ensino Médio? O aluno que chega ao Ensino Médio com conhecimento de mundo, mas sem conhecimentos sistematizados pode concorrer no mercado de trabalho e no meio educacional com alunos que tiveram a oportunidade de percorrer um caminho educacional mais privilegiado? O aluno que teve uma formaçãoinsatisfatória no Ensino Fundamental pode sonhar com uma carreira profissional e acadêmica de sucesso? Como posso ajudar meu aluno a obter bons resultados no Enem, apesar das condições difíceis e adversas encontradas na escola pública de periferia? Quais são os principais medos, mitos e limitações que atingem alunos e professores e quais as formas possíveis e acessíveis para superá-los? Como as aulas deLíngua Portuguesa podem auxiliar na conquista da criticidade e da autonomia?
O ensino da língua materna figura como o primeiro ensino regular oferecido aos alunos em qualquer rede ou sistema de ensino e é de suma relevância em qualquer sociedade ou comunidade, afinal, a comunicação e a expressão estão na base da formação da identidade cultural de um povo. Apesar de aprendida regularmente na escola, alíngua materna já é ensinada aos alunos desde seu nascimento, pelo convívio e relações com outras pessoas e com o meio, pois a palavra ajuda a tecer as relações sociais (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1988). A escola, no entanto, tem a responsabilidade deapresentá-la e desenvolvê-la em todos os seus aspectos mais profundos e organizados, do estético ao funcional, o que normalmente é tarefa muito difícil.Sabe-se que os alunos formam uma desafiadora heterogeneidade para os educadores que enfrentam a realidade da rede pública, que atende à maioria da população. Portanto, o professor não pode escolher os alunos que a escola irá receber, para realizar um bom trabalho, nem deve limitar-se pelas condições oferecidas pela rede ou instituição de ensino. Não há alunos ideais, não há escolas ideias, mastambém não há impossíveis em educação. É preciso enfrentar os desafios e encontrar caminhos e aqui, esperamos aprofundar discussões a respeito dos desafios do ensino da linguagem, prioritariamente, da Língua Portuguesa, combatendo a visão do ensino de uma língua desmembrada em partes isoladas para que dê lugar a um ensino significativo que propicia o crescimento qualitativo e quantitativo dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprender e ensinar Língua Portuguesa na escola
  • APRENDER E ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA
  • Ensinar a língua portuguesa
  • O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O TEXTO E A PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS NA ESCOLA
  • Textos de língua portuguesa
  • Língua Portuguesa Interpretação de textos
  • Formas lúdicas de ensinar a língua portuguesa
  • RELATÓRIO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!