SEM FRONTEIRA NAYAN CHANDA

4193 palavras 17 páginas
1. SOBRE O AUTOR.
Nayan Chanda: jornalista, historiador é doutor em relações internacionais com especialização em globalização. Nasceu na Bengala Ocidental, Índia, estudou História na cidade de Calcutá. Mudou-se depois para Paris, onde cursou doutorado em Relações Internacionais. Em 1974, tornou-se correspondente da revista “Far Eastern Economic Review”, no Vietnã e posteriormente foi para Hong Kong para assumir sua edição. Ganhou cobiçados prêmios do jornalismo americano, entre eles o “Shorenstein Award”, das universidades Standford e Harvard, por coberturas no mundo asiático. Mas as fronteiras as suas não se limitam à Ásia. Atualmente, é diretor do Centro de Publicações sobre Estudos de Globalização, e é o editor do Yale Global Online. Circula no mundo acadêmico, mas não perdeu a precisão de repórter. É autor e coautor de numerosas obras, todas sobre política, seguridade política externa do Extremo Oriente.

2. SOBRE A OBRA:
“Sem Fronteira”, livro mais recente do autor, traça uma linha do tempo da globalização desde suas origens remotas, realçando seus principais atores e forças motrizes, mergulhando na história das movimentações humanas, desde as sociedades do Antigo Mundo – Ásia, África e Europa – passando para as grandes mudanças que aconteceram a partir do século XV - com a descoberta do Novo Mundo - e chegando aos dias atuais, retomando diferentes pontos da história para explicar os resultados das mobilidades globais.
O escritor argumenta que a globalização é um fenômeno antigo indissociável da condição humana. E que existia mesmo antes da internet e da transformação do cidadão em consumidor, sendo inclusive, anterior ao capitalismo, é o desejo intrínseco do ser humano por uma vida melhor, fruto da incessante busca humana pelo progresso levado a cabo por agentes como missionários, aventureiros, comerciantes e os soldados são os atores que propiciaram e moldaram a globalização desde o comércio até a cultura vinculada a cada nação, que é iniciada a

Relacionados