segundo relatorio orienta o bioseguran a

1573 palavras 7 páginas
IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANÇA NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA

Fernanda de Lima e Raianne Cristina Oliveira

02 de abril de 2015. Teresina-PI

INTRODUÇÃO

Biossegurança em Odontologia é o conjunto de procedimentos adaptados no consultório com o objetivo de dar proteção e segurança ao paciente, ao profissional e sua equipe (Lima, Minholo & Ito). O único meio de prevenir a transmissão de doenças é o emprego de medidas de controle de infecção como equipamento de proteção individual (EPI), esterilização do instrumental, desinfecção do equipamento e ambiente, antissepsia da boca do paciente. São essenciais a padronização e manutenção das medidas de biossegurança como forma eficaz de redução de risco ocupacional, de infecção cruzada e transmissão de doenças infecciosas.
Os profissionais da odontologia estão constantemente em contato com um ambiente que pelas suas peculiaridades, possibilita que o ar seja uma via potencial de transmissão de microrganismos. Isso acontece por meio das gotículas e dos aerossóis, que podem contaminar diretamente esses profissionais ao atingirem a pele e a mucosa, por inalação e ingestão, ou indiretamente, quando contaminam as superfícies. Também é comum a manipulação de sangue e outros fluidos orgânicos, que são as principais vias de transmissão do HIV e dos vírus das hepatites B (HBV) e C (HCV).
Em virtude do exposto esse relatório visa relatar a importância da biossegurança na odontologia, relacionando-os com as doenças e os meios de se prevenir delas por series de procedimentos feitos tanto pelo cirurgião dentista quanto pelo o seu auxiliar.

DESENVOLVIMENTO

A biossegurança na odontologia visa proteger o paciente, profissional cirurgião-dentista e toda sua equipe de doenças infecciosas que podem ser transmitidas durante o atendimento odontológico, bem como infecções cruzadas, ou seja, doenças transmitidas de paciente para paciente através do ambiente clinico. Essa proteção se concretiza através de métodos higiênicos

Relacionados