As Principais Cidades Do Brasil

2266 palavras 10 páginas
1.1 Brasília (Distrito federal)
Brasília é a capital do Brasil, localizada na Região Centro-Oeste. Brasília possui extensão territorial de 5.802 km² e população de 2.570.160 habitantes
O Distrito Federal localiza-se na Região Centro-Oeste do território brasileiro, cuja capital, Brasília, abriga a sede do Executivo federal, a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
A construção da capital federal no Centro-Oeste brasileiro objetivou a ocupação do oeste do território nacional, pois, garantiria a ocupação de terras quase despovoadas e proporcionaria novas possibilidades de desenvolvimento econômico na região, além de ser menos vulnerável a ataques externos.
Realmente o objetivo foi atingido, pois o contingente populacional da região teve um aumento significativo, entre as décadas de 1960 e 1970 a população do Distrito Federal quase quadruplicou, recebendo um fluxo migratório de mais de 30.000 pessoas anualmente. A construção de Brasília, além da continuidade de políticas públicas que visavam à ocupação e o desenvolvimento econômico da região, intensificou o fluxo migratório para o território.
Seu projeto urbanístico foi desenvolvido por Lúcio Costa, e o projeto arquitetônico por Oscar Niemeyer. Aproximadamente 30 mil operários construíram Brasília em 41 meses, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. A nova capital federal foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960, data escolhida para homenagear Tiradentes.
Sua importância é vista por concentrar a sede administrativa da maioria das organizações nacionais e das internacionais que tem representação no Brasil.
Por ser a sede do poder executivo nacional é o local de onde saem as leis, decretos e medidas jurídico-administrativas que repercutem direta ou indiretamente em todos estados da federação e do Distrito Federal.
Também é o foco da imprensa nacional do ponto de vista político, pois concentra a sede dos 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário) que

Relacionados