SEBBEN, Andréa; DOURADO FILHO, Fernando. Os nortes da bússola – Manual para conviver e negociar com culturas estrangeiras

288 palavras 2 páginas
SEBBEN, Andréa; DOURADO FILHO, Fernando. Os nortes da bússola – Manual para conviver e negociar com culturas estrangeiras (“As determinantes culturais do brasileiro: vantagens e desvantagens”). Introdução às Relações Internacionais.
Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2005, p. 29-44.

Sebben associa a cultura com o comportamento o nosso jeito ser,pensar ,amar, perdoar e que muitas vezes não percebemos como ela é tão presente em nossas vidas,a autora também cita o dinamismo da cultura e suas mutações de acordo com tempo. O texto enaltece a significância de conhecer outras culturas a autora mostra que quando nos aprofundamos e estudamos culturas estrangeiras mudamos a nossa própria forma de pensar e fazer coisas e até mesmo o nosso conceito de “normalidade”. O método de analise proposto primeiro nos enxergar como interculturalmente para depois traçar as características de outros povos.
As enumerações feitas pelos autores, sobre os brasileiros vistos pelos estrangeiros, muitas vezes condiz com a visão de nos mesmos quanto a questão de não cumprir prazos, levar a crença para nosso ambiente profissional, nossa incapacidade de separar a vida afetiva com a do trabalho, porém o brasileiro se mostra sempre como um povo alegre ,caloroso e que tenta resolver situações de forma amigável para não se mostrar rude ou intolerante e isso pode ser bem visto ou não dependendo da cultura na qual o país se relaciona.A questão levantada sobre o etnocentrismo brasileiro mostra algum caráter nacionalista de nosso povo o orgulho expressado de forma errada.
O interessante de aprofundarmos na área de educação intercultural a partir de nós é conhecer nossas falhas e desenvolver esses pontos a nosso favor, saber com quais países temos maior similaridade cultural e saber respeita aqueles que se mostram completamente o oposto de nós.

Relacionados

  • Todos
    10387 palavras | 42 páginas