Portif lio 7 de Grupo

2400 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO

O referente artigo objetiva uma análise sobre a importância dos indicadores sociais no processo de gestão e, se os profissionais de Serviço social têm utilizado este instrumento para a construção e resposta que atenda as demandas sociais.
A metodologia usada pela autora foi uma pesquisa de campo tipo qualitativa de análise teórico, empírica por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica.
A autora destaca que a gestão social não se resume apenas a um sistema de gerenciamento, mas, se apresenta de forma mais ampla e complexa, enfatizando uma postura filosófica, política e ideológica relacionada com a dimensão econômica, política e social. Envolvem ações de planejamento, execução e avaliação de serviços sociais e um compromisso de construir resposta as necessidades sociais da população.
Este estudo caracteriza os Indicadores Sociais como um dos elementos indispensáveis ao processo de gestão social, embora ainda distante do cotidiano de muitos profissionais da área social, entre eles os assistentes sociais.
O Indicador Social é um recurso metodológico que aponta para aspectos da realidade social, é um instrumento operacional voltado para planejar, executar, monitorar e avaliar políticas públicas, mensurando avanços ou retrocessos nas condições de vida da população, direcionando prioridades sociais e apontando para erros e acertos.
Para esta pesquisa foram selecionados 23 profissionais de Serviço Social. Deste universo apenas cinco profissionais aceitaram participar.

DESENVOLVIMENTO

Os gráficos são importantes para as pesquisas realizadas, pois tornam dados numéricos compreensíveis e analisáveis. Os vários tipos de gráficos constituem uma ferramenta importante, pois facilitam a análise e a interpretação de um conjunto de dados. Sua importância está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações.
No texto foram utilizados os seguintes gráficos: Gráfico de Coluna que exibe os números individuais

Relacionados

  • Mineração de dados de empresas juniores
    2993 palavras | 12 páginas
  • Rfid
    7175 palavras | 29 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas