sdrtfyghuj

559 palavras 3 páginas
“Biotecnologia”

O que é?
Biotecnologia significa, qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica. A biotecnologia é uma ferramenta da pesquisa que entusiasma os técnicos da área, mas, também assusta os que têm pouco conhecimento sobre o assunto. Pelos conhecimentos disponibilizados à sociedade até o momento, a biotecnologia, nem é a solução de todos os males que alguns divulgam e nem se constitui no perigo que outros sustentam.
Parece, no entanto que é muito mais um instrumento para o bem da humanidade, do que uma ameaça. A engenharia genética tanto pode criar um medicamento que cura como um agente patogênico. O que não se pode aceitar, contudo é que, pelo medo de criar agentes patogênicos que se deixe de desenvolver medicamentos. Tudo o que se precisa fazer, para evitar que a má criação se propague no meio ambiente, é usar mecanismos de proteção contra os malefícios da transgenia.
Os benefícios potenciais dos avanços nas ciências e tecnologias biológicas são impressionantes. Estes incluem curas para doenças, novas vacinas, e aumento da produção de alimentos, inclusive em regiões empobrecidas do mundo.
A biotecnologia agrícola pode ajudar a solucionar a crise global de alimentos e pode ter um impacto positivo sobre o problema da fome mundial. A biotecnologia agrícola tem aumentado de sete a dez vezes a produção das plantações em alguns países em desenvolvimento. Esse resultado é muito melhor que o resultado conseguido com a produção agrícola tradicional.
A biotecnologia é um assunto que atrai a atenção de simpatizantes e opositores em todo o mundo, sendo que muitas vezes o enfrentamento entre grupos divergentes é inevitável. Devemos sempre ter a consciência de que não é o instrumento em si que é negativo ou prejudicial e sim o uso ou destino que damos a ele.
As raízes da biotecnologia moderna remontam à época de Louis

Relacionados