sdfcsdfad

955 palavras 4 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL –
SENAI JOINVILLE SUL
Curso Técnico Logística

Nome: André Luiz Frost
Professor: Idineia Bressam

LAYOUT LOGÍSTICA

Joinville SC, abril de 2013

INTRODUÇÃO
O layout de armazém é a forma como as áreas de armazenagem de um armazém estão organizadas, de forma a utilizar todo o espaço existente da melhor forma possível, verificando a coordenação entre os vários operadores, equipamentos e espaço.
O layout tem como objetivo: utilizar o espaço existente com maior eficiência possível; providenciar uma movimentação eficiente dos materiais; minimizar os custos de armazenagem quando são satisfeitos os níveis de exigência; providenciar flexibilidade; facilitar a arrumação e limpeza.
Para que os objetivos do planeamento do layout de armazém possam ser cumpridos, convém integrar os vários princípios a que deve obedecer a área de armazenamento, tais como: popularidade, semelhança, tamanho, características e utilização do espaço.

O QUE É LAYOUT?
A configuração de instalação (em inglês layout) estabelece a relação física entre as várias actividades. O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar das várias máquinas ou equipamentos até se obter a disposição mais agradável. No entanto, numa grande indústria este procedimento não é tão simples, pois um simples erro pode levar a sérios problemas na utilização dos locais, pode originar a demolição de estruturas, paredes e até mesmo edifícios e consequentemente causar custos altíssimos no rearranjo. Para evitar tudo isto é necessário realizar um estudo, encontrando assim o melhor planejamento de layout. Pois, os custos relativos ao planeamento de um layout são inferiores aos custos relativos ao rearranjo de um layout defeituoso. Existemvários tipos de layouts e cada um deles se adequa a determinadas características, sendo uns mais vantajosos que outros. No planeamento do layout é necessário ter em conta todos os factores (os materiais, a

Relacionados