sdasdsada

318 palavras 2 páginas
1. INTRODUÇÃO

A décima sétima norma regulamentadora do trabalho urbano, cujo título é Ergonomia, visa estabelecer parâmetros que permitam aadaptação das condições de trabalho às condiçõespsicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A ergonomia pode ser interpretadacomo o estudo da engenharia humana voltada paraplanejamento do trabalho, de forma a conciliar a habilidade e os limites individuais dos trabalhadores que o executam.

A NR 17 tem a sua existênciajurídica assegurada, a nível de legislação ordinária atravésdo artigos 198 a 199 da CLT.

2. APRESENTAÇÃO DA NR 17

A norma da ABNT NR 17, é o conjunto de normas queregulamenta a utilização de materiais e mobiliário ergonômico, condiçõesambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção no Brasil. A NR 17 foi estabelecida em 23 denovembro de 1990 pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, com base na saúde e bemestar do ser humano, dentro do ambiente de trabalho. A NR 17 possui vários tópicos diferenciados, nos quais a empresa temde se adaptar, para melhor cuidar de seus funcionários. A norma NR 17 abordadiferentes temas, tais como: Iluminação, Mobiliário, Ruídos, Condições sanitárias, entre outras.

Esses aspectosestabelecidos na NR 17 foca no bem estar do ser humano, para melhorar a saúde e odesenvolvimento de cada pessoa. A NR 17 varia de acordo com o ambiente de trabalho, abrangendo em aspectos comuns,regulamentando desde a iluminação do ambiente, ao apoio do pé (caso seja necessário dependendoa função), com base na medicina do trabalho.
1 INTRODUÇÃO

A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo. Com a necessidade de se proteger e sobreviver, o homem primitivo, sem querer começouaplicar os princípios de ergonomia, ao fazer seusutensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos. Com o passar dos anos e com o advento da Revolução Industrial foram criadas...

Relacionados