Saúse Mental dos profissionais de saúde

1099 palavras 5 páginas
SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

1. INTRODUÇÃO

Neste estudo, será abordada a questão da saúde mental dos profissionais de saúde, considerando o exercício profissional da Medicina, da enfermagem e das demais áreas afins como modelo ilustrativo das outras áreas. Um dos motivos desta abordagem se deve ao fato de que, o trabalho destes profissionais tem sido mais estudado tanto do ponto de vista psicológico como sociológico.
Segundo Pitta (1991), no âmbito hospitalar o sofrimento psíquico referente ao trabalho, é comum a todos os profissionais da área de saúde.

2. OBJETIVOS

Conceituar o que afeta a saúde dos profissionais de saúde, causas, consequências e prevenção, visando uma melhora no bem estar destes profissionais.

3. A SINDROME DE BURNOUT

Cansaço, estresse depressão e frieza nas relações com outras pessoas. Esses são sintomas muito comuns entre os portadores da síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional, que, embora pouco diagnosticada no Brasil, afeta muitos trabalhadores da área de saúde. A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano psicanalista que percebeu os indícios desta doença em médicos da sua equipe de trabalho. Burnout significa “queimar por completo”.
Esta doença se desenvolve em profissionais que exercem função assistencialista e têm relação direta e frequente com outras pessoas, porém, os profissionais da saúde estão mais suscetíveis devido à sobrecarga de trabalho.

Em Minas Gerais a UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) no seu campus em Divinópolis, iniciou o projeto ‘De bem com a enfermagem’, que surgiu após a observação de que muitos profissionais que trabalhavam em um grande hospital de Divinópolis saíam de licença médica por problemas emocionais. “Eles nos contrataram para investigar as causas dessas licenças e nós logo suspeitamos da síndrome de Burnout”, conta um dos coordenadores do projeto, o enfermeiro e professor

Relacionados