saude da mulher

Páginas: 10 (2293 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2014

Saúde da mulher

A saúde da mulher pode ser definida como as doenças ou condições que são exclusivas às mulheres ou envolvem diferenças sexuais particularmente importantes. Para que se reconheça essas modificações que ocorrem no corpo feminino é preciso conhece-lo.
Na infância nosso corpo ainda não esta totalmente formado, já na puberdade quando a menina esta se tornando uma moça, ascaracterísticas se dão pela diminuição no crescimento dos ossos, surgimento dos seios, surgimento de pelos no ventre e axilas, chegada da menstruação (menarca) e ovulação, aumento do desejo sexual e por mudanças emocionais, nesse processo passamos da infância para a fase adulta.
A menstruação
Tem inicio geralmente entre 10 e 18 anos com duração entre 49 a 55 anos, seu ciclo varia de 20 a 36 dias,porem a maioria das mulheres tem um ciclo de 28 dias com duração de 4 a 6 dias podendo variar de 2 a 8 dias.
A menstruação não é doença, mas podem ocorrer sintomas tais como: aumento do desejo sexual, dores no abdomem (cólica), dores nas pernas, dores de cabeça (enxaqueca) mal humor, irritação, depressão, dores nos seios. Apresentando esses sintomas, que são chamados de síndrome pré menstrual,deve-se procurar auxilio médico para certificar de que não é um problema maior.
Menopausa e climatério
Menopausa é o nome que se dá à última menstruação, um episódio que ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce. Muitas vezes, o termo é empregado indevidamente para designar o climatério, que é a fase de transição doperíodo reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher.
A principal característica da menopausa é a parada das menstruações.
No entanto, em muitas mulheres, a menopausa se anuncia por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor (fogachos), alterações do sono, dalibido e do humor, bem como atrofia dos órgãos genitais, aparecem em seguida.
Todos os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes no instante do nascimento. Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa). Mulher nenhuma é capaz de formar novos folículos para repor os que seforam. Quando morrem os últimos deles, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, caem irreversivelmente.
Entre outras causas possíveis da menopausa, estão as cirurgias ginecológicas que incluem a retirada dos ovários.
O diagnóstico da menopausa só pode ser feito “a posteriori”, depois que a mulher passou doze meses sem menstruar. Já odiagnóstico do climatério leva em conta os sintomas, o exame clínico e alguns exames laboratoriais de sangue. Mamografia, Papanicolaou, ultrassom transvaginal e densitometria óssea são exames complementares que devem ser repetidos com regularidade.
Em alguns casos, a fase da menopausa e climatério é assintomática. No entanto, a maioria das mulheres começa a apresentar sintomas de intensidade variáveljá no início do climatério, sintomas que se intensificam com a diminuição progressiva das concentrações dos hormônios sexuais femininos. Os mais comuns são:
1)    Ondas de calor ou fogachos : episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens, fadiga muscular. Quando maisintensos, podem impor limitações nas tarefas do dia a dia;
2)    Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo;
3)     Manifestações urogenitais, tais como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e premência para urinar, incontinência urinária, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido;
4)    Sintomas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saude da mulher
  • saude da mulher
  • Saúde da mulher.
  • saude da mulher
  • Saúde da mulher
  • Saúde da mulher
  • Saude Da Mulher
  • saude mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!