Saude da familia
03/11/2011
RESUMO
O Programa Saúde da Família foi criado no Brasil em 1994 pelo governo federal no intuito de melhorar a assistência médica à população nos municípios do país. Tem como objetivo a reorganização das práticas de assistência médica, a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a reabilitação de pacientes. No município de Feira de Santana-Bahia este programa foi criado em 2000 e passou a ser considerado como plano estruturante de organização do SUS na cidade. Este trabalho teve como finalidade relatar a atual situação do Programa Saúde da Família em Feira de Santana – Bahia, fazendo um apanhado do histórico de implantação do Programa no município, citando seus principais entraves e possíveis soluções.
Palavras-chave: Programa Saúde da Família, Feira de Santana, Assistência Básica
1 INTRODUÇÃO A saúde da família é definida como uma estratégia de reordenamento assistencial à saúde mediante a atuação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, atendendo um número específicos de famílias em uma determinada área geográfica. De acordo com (BRASIL, 1994 apud SANTANA; CARMAGNANI, 2001, p. 34) o programa saúde da família tem como objetivo geral. Melhorar o estado de saúde da população, mediante a construção de um modelo assistencial de atenção baseado na promoção, proteção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação da saúde em conformidade com os princípios e diretrizes do sistema único de saúde – SUS e dirigido aos indivíduos, à família e à comunidade.
Há alguns anos o programa saúde da família (PSF) é tratado como uma estratégia de saúde da família (ESF) pelo fato do termo programa ter como característica principal possuir um início, um desenvolvimento, e uma finalização, sendo que ele é um reordenamento da atenção básica à saúde e não possui nenhuma previsão