Satanismo

Páginas: 11 (2711 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
SATANISMO


INTRODUÇÃO


O Satanismo LaVeyano ou Satanismo de LaVey foi fundado em 1966 por Anton Szandor LaVey. Sua crença se baseia na magia, ou seja, eles crêem na magia negra. Seus ensinamentos também são baseados no individualismo, na auto-indulgência e na moral da lei de talião, com influências dos rituais e cerimônias do ocultista Aleister Crowley e dos filósofos FriedrichNietzsche e Ayn Rand. Empregando a terminologia de Crowley, os praticantes definem o Satanismo como o "Caminho da Mão Esquerda", religiosa e filosoficamente, rejeitando o tradicional "Caminho da Mão Direita" de religiões como o Cristianismo por sua percepção da negação da vida e ênfase na culpa e na abstinência. Diferentemente do Satanismo Teísta, o Satanismo LaVeyano não envolve nenhum tipo de adoração,usando "Satã" como um símbolo dos valores carnais e terrenos, inerentes à natureza humana.

1.SATANISMO

O satanismo é um grupo de religiões composto por muitas crenças ideológicas e filosóficas e fenômenos sociais. As características comuns entre elas incluem associação símbólica com, admiração pelo personagem de e até veneração de Satanás ou de outras figuras rebeldes similares, como Prometeu,e figuras libertadoras.
O termo Satan originou-se do judaísmo e se expandiu entre cristãos e seguidores do islamismo, chegando desse modo a disseminar-se entre diferentes culturas. O termo satanismo foi utilizado pelas religiões abraâmicas para designar práticas religiosas que consideravam estar em oposição directa do Deus abraamico (o Deus de Abraão).
Devido ao fato de o Satanismo Original seruma doutrina filosófica que pregava a liberdade individual do ser humano, dentre outras idéias, contrariava fortemente os dogmas e princípios morais da Igreja Católica. Esta, desde então, passou a perseguir os adeptos de tal doutrina e a acusá-los de heresias como adoração ao demônio e prática de orgias sexuais. O argumento utilizado pela Igreja para consolidar o seu posto teve uma eficiênciaquase completa. Ainda assim, alguns grupos satanistas conseguiram preservar suas práticas.
É importante destacar que existem diversas vertentes do Satanismo. As duas principais são a vertente filosófica, que se limita a cumprir a doutrina de acordo com certos valores puramente filósoficos, e a vertente religiosa, que teve o seu surgimento alguns anos depois que a Igreja acusou os Satanistas Originaisde adoração ao diabo, dentre várias outras. Isso fez com que certos grupos posteriores pensassem que tal acusação se tratasse de uma verdade absoluta, e devido a uma certa falta de informação e instrução, tais grupos passaram desde então a pôr em prática os rituais que pensavam constituir as práticas do satanismo. Surge então o Satanismo Moderno, com fundamentos puramente religiosos, dos quais aIgreja os acusava de praticarem, o que não anula a sua condição de vertente e a existência da vertente filosófica.

2.SATANISMO DE LAVEY

2.1 HISTÓRIA

Na Noite de Santa Valburga de 1966, Anton Szandor LaVey iniciou a Igreja de Satã. Ele já havia promovido eventos de leitura em sua mansão, conhecida como Black House, cobrando dois dólares para a entrada. Com seus associados mais próximos,ele formou a "Magic Circle", onde era executada magia cerimonial. Foi sugerido a LaVey que ele já tinha acumulado material e experiência suficiente para iniciar uma religião organizada.
A Igreja de Satã atraiu grande publicidade. Seu uso de mulheres nuas nos altares e performances de casamentos satanistas e serviços funerais trouxe grande atenção para a organização. Anton LaVey raspou sua cabeça epassou a usar um colar simbólico, às vezes chegando a usar chifres para completar sua imagem do demônio. Sua personalidade extravagante atraiu muitos seguidores e admiradores.
Desde a sua criação, muitos indivíduos tentaram recriar o sucesso de LaVey fundando novas organizações clamando ser o "verdadeiro" Satanismo, mas a maioria teve existência curta e acabou caindo no esquecimento. Alguns,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Satanismo
  • Satanismo
  • satanismo
  • satanismo
  • satanismo
  • satanismo
  • Satanismo
  • Satanismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!