sasaasas

775 palavras 4 páginas
A corrente do Golfo é uma corrente marítima potente, rápida e quente do oceano Atlântico que tem origem no Golfo do México, escapa pelo estreito da Flórida e segue a costa leste dos Estados Unidos e a sua extensão até a Europa torna os países do oeste deste continente mais quentes do que eles seriam sem essa corrente. No entanto, contrariamente ao que muita gente pensa, não parece ser a sua presença que provoca um grande diferencial de temperatura no inverno (de 15 a 20 °C) entre a América e a Europa, mas sim a diferença de direção de transporte de calor da Flórida, o navegador ponse de Leon nota que seus navios são levados por uma importante e rápida corrente de água quente que vem do atual Mar das Antilhas. Mas devido à sua morte prematura, foi somente em1777 que Benjamin Franklin realiza um primeiro estudo sobre a corrente do Golfo.
Como surgiu
As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas.
As correntes marítimas têm sua origem na circulação dos ventos na superfície e pelo movimento de rotação da Terra. Elas transportam consigo umidade e calor interferindo também na vida marinha e, conseqüentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares.
Como funciona
As correntes marítimas representam a movimentação das águas de mares e oceanos, podem ser frias ou quentes. As correntes frias diminuem as temperaturas, provocam estiagem em razão da menor evaporação e também contribuem para a atração de cardumes, em virtude da maior concentração de fitoplâncton. As correntes quentes promovem o aquecimento e a evaporação da água, contribuindo para a formação de massas úmidas. A Corrente Quente do Golfo (Gulf Stream) é um dos grandes sistemas de distribuição de calor e umidade em virtude do alcance de seus efeitos para o Atlântico Norte.

Relacionados