Sarreta 9788579830099 04

14648 palavras 59 páginas
As Políticas Públicas de Saúde
Fernanda de Oliveira Sarreta

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros
SARRETA, FO. Educação permanente em saúde para os trabalhadores do SUS [online]. São Paulo:
Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 248 p. ISBN 978-85-7983-009-9. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

All the contents of this chapter, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non
Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.
Todo o conteúdo deste capítulo, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Todo el contenido de este capítulo, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative
Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

3
AS POLÍTICAS PÚBLICAS

DE

SAÚDE

A trajetória das Políticas Públicas de Saúde
A questão do funcionamento do SUS. Onde está o problema? É um problema da gestão, do gerenciamento, da fiscalização, do serviço também, que é outra área que está muito deficiente. Falta gerenciamento. As pessoas não têm o hábito de questionar, de ir atrás dos interesses relacionados à saúde. Por “n” questões, por uma questão mesmo de despreparo. Nós não fomos educados para tal
[...] Então, isso traz dificuldade. [...] É, quando se prioriza ações voltadas para a alta e média complexidade em detrimento daquelas de base mesmo. De atenção primária. Prioriza o curativo, o hospitalar. [...] Com certeza, tem muito, muito disso ainda. Mas estamos caminhando pra isso. Eu acredito que sim. (S1)
Um dos problemas que eu vejo é que é novo, apesar de estar fazendo vinte anos, eu acho que ainda é um processo que as pessoas não estão acostumadas a usar. Por exemplo, hoje eu vejo como um grande problema no País, como tudo na saúde, na educação e todas as coisas, é que as pessoas não sabem lidar com a democracia, com a responsabilidade da discussão, do diálogo, do

Relacionados

  • Politicas Publicas
    442 palavras | 2 páginas
  • TRABALHO De Grupo 3 Perido
    1954 palavras | 8 páginas
  • Políticas Públicas de Saúde no Brasil
    3152 palavras | 13 páginas