Sangramento nasal

Páginas: 5 (1233 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
Sangramento Nasal
O sangramento nasal, conhecido como epistaxe, é uma das principais urgências em Otorrinolaringologia, não apenas pela gravidade de alguns casos como também pelo desespero que pode causar nos pacientes e seus acompanhantes.
O nariz pode sangrar quando se assoa o nariz com muita força, após uma pancada no nariz ou na face ou quando há uma alteração hormonal, como na gravidez.O sangramento pelo nariz não é uma situação grave e raramente pode levar a problemas mais sérios. No entanto, se o nariz estiver sangrando por 20-30 minutos e não parar mesmo apertando as narinas deve-se ir rapidamente ao hospital.

Recomendações:

Sentar e inclinar a cabeça para a frente;
Apertar as narinas com o polegar e indicador durante pelo menos 10 minutos;
Não levantar a cabeçaenquanto aperta as narinas;
Depois dos 10 minutos, comece a aliviar a pressão;
Ainda com a cabeça inclinada para a frente, limpar o nariz e a boca sem fazer pressão com uma compressa ou pano molhado com água morna;
Não assoar o nariz durante pelo menos 4 horas após o nariz sangrar.

Distensão Muscular

A distensão muscular ocorre quando um músculo ou o tendão que se prende ao osso é submetido aum esforço que rompe algumas ou muitas fibras musculares e os vasos sanguíneos que as irrigam, dando origem a um hematoma acompanhado de inflamação local. Ela pode ser de dois tipos:
Distensão aguda:
Acontece quando os tendões e os músculos são solicitados a fazer uma contração repentina, de forte intensidade. Exemplos são as contusões musculares que ocorrem durante a prática de esportescompetitivos, quando levantamos objetos pesados do chão ou fazemos força brusca contra uma resistência.
Distensão crônica:

Surge em consequência de exercícios repetitivos, prolongados, que solicitam sempre os mesmos músculos. São as distensões musculares que atingem os corredores, os ciclistas e os que praticam esportes competitivos.

Fatores de risco

O risco de sofrer distensões muscularesaumenta nas seguintes situações: a) falta de condicionamento físico e do emprego da técnica adequada para a realização de cada tipo de exercício; b) falta de aquecimento antes da prática dos exercícios; c) cansaço extremo e d) excesso de peso corpóreo.
Sintomas

Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomas típicos das distensõesmusculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro. Quando há rutura completa das fibras e o rompimento dos vasos sanguíneos, surge um grande hematoma no local que fica muito inchado.
No que se refere à dor, nas distensões agudas, ela pode vir acompanhada de pontadas e dificuldade de movimentação do músculo comprometido. Já, nas distensões crônicas, costuma ser mais fraca e manifestar-sequando os movimentos que causaram a distensão são repetidos.
Diagnóstico

Além da avaliação clínica da região afetada pela distensão muscular, radiografia, ressonância magnética e eletromiograma são exames de imagem importantes para estabelecer o diagnóstico diferencial e orientar o tratamento.
Tratamento

Normalmente, o próprio organismo se encarrega de reparar as fibras musculares que seromperam, absorver o coágulo e controlar a inflamação. Lesões mais graves exigem avaliação médica imediata para excluir a presença de fraturas e evitar sequelas que limitem os movimentos.
As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento,uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.
Recomendações:

Aplique gelo no local da lesão imediatamente. O frio diminui a sensibilidade à dor, o inchaço, o sangramento interno e o processo inflamatório. Repita a operação a cada duas horas até desaparecerem os sintomas;
Proteja o músculo lesado com uma faixa para comprimir a área e evitar que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CAVIDADE NASAL
  • Tvt nasal
  • controle de sangramento
  • Cavidade nasal
  • Hemorragia nasal
  • ciclo nasal
  • Fraturas e Sangramento
  • Hemorragia nasal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!