Hemorragia nasal

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
02- Hemorragia Nasal - Causa e o que fazer

As hemorragias nasais, tecnicamente chamadas de epistaxe, epistaxis ou sangramento do nariz é o nome dado a qualquer perda de sangue pelo nariz, geralmente pelas narinas, e, pode ser dramática e assustadora.
Qualquer ruptura de vasos sanguíneos pode acelerar a perda de sangue pelo nariz.
Felizmente, a maioria das hemorragias nasais não são graves egeralmente podem ser tratadas em casa, embora a intervenção médica, por vezes, possa ser necessária.
As epistaxis são classificados de acordo com o local onde se originam, e são descritas como epistaxe anterior (originária a partir da frente do nariz e com sintomas não muito graves) ou posterior (proveniente da parte posterior do nariz, situada mais no interior, menos comum, mas com efeitosmais graves).
As hemorragias nasais anteriores perfazem mais de 90% de todas as hemorragias nasais. A hemorragia geralmente origina em um vaso sanguíneo sobre o septo nasal, no conhecido “Plexo de Kiesselbach”, que é extremamente rico em ramificações de artérias dos subseptos, onde uma rede de vasos convergem.
Este tipo de hemorragia é geralmente fácil de controlar, quer através de medidas quepodem ser executadas em casa ou por um profissional de saúde.
Já as hemorragias nasais posteriores são muito menos comuns do que as hemorragias nasais anteriores. Elas tendem a ocorrer mais freqüentemente em pessoas idosas. A hemorragia geralmente origina em uma artéria na parte de trás do nariz. O sangramento começa na área mais alta, dentro do nariz e o sangue flui para baixo e para a parte detrás da boca e da garganta, mesmo se a pessoa está sentada ou em pé. Estas hemorragias nasais podem ser muito graves e exigem atenção médica urgente. Como são mais complicadas normalmente requerem a admissão hospitalar e atendimento emergencial por um otorrinolaringologista.
As hemorragias nasais tendem a ocorrer mais frequentemente durante os meses de inverno e em climas secos e frios. Elas podemocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns em crianças de 2 a 10 anos e adultos com idade entre 50 a 80 anos. Por razões desconhecidas, os sangramentos nasais ocorrem mais comumente nas primeiras horas da manhã.
Causas:
A maioria das hemorragias nasais não têm uma causa facilmente identificável. A maioria das causas são relacionadas com traumas faciais mais graves, como um soco, um narizquebrado e deslocado em acidentes automobilísticos, uma queda, uma coceira efetivada com mais força e similares. O nariz pode sangrar facilmente se for assoado com muita força ou lesionado por uma pancada por exemplo. Isso ocorre porque existem muitos vasos sanguíneos na mucosa interna do nariz. Porém as causas mais possíveis das epistaxis podem ser elencadas:
1. A exposição ao ar quente e secopor períodos prolongados de tempo;
2. Locais com altitudes elevadas;
3. Infecções nasais e sinusites;
4. Rinite alérgia;
5. Introdução de corpo estranho no septo nasal;
6. Cirurgia nasal;
7. Desvio ou perfuração do septo;
8. Doenças arteriais;
9. Forte impacto na cabeça e
10. Utilização de cocaína, dentre outros.
Em menor escala, podemos elencar alguns tipos dedoenças subjacentes ou o uso de certos medicamentos que podem também causar uma hemorragia nasal de difícil controle: a incapacidade de coagulação do sangue que se utilizam de antiinflamatórios não-esteróides ou aspirina; medicações tópicas nasais, como corticóides e anti-histamínicos, doenças hepáticas, o abuso crônico de álcool, doenças renais, distúrbios plaquetários, as malformaçõesvasculares (tumores) do nariz e a pressão arterial elevada que podem contribuir para o sangramento. 
As crianças têm hemorragias nasais com mais freqüência do que os adultos, normalmente a partir da membrana nasal irritante (ficam “pegando e coçando” o nariz) ou de trauma (como uma bola de futebol no rosto). Em contrapartida se os adultos têm hemorragias nasais com alguma frequência, pode ser um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hemorragias
  • hemorragia
  • hemorragia
  • Hemorragia
  • hemorragia
  • Hemorragias
  • Hemorragia
  • Hemorragias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!