Sandro Botticelli

Páginas: 2 (396 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
Sandro Botticelli

Biografia

Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural. Italiano, nasceu no ano de 1445 e morreu em 1510.Desde jovem, dedicou-se à pinturamostrando grande talento para as artes. Em suas obras seguiu temáticas religiosas e mitológicas.
Este importante artista resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos das civilizaçõesgrega e romana. Chegou também a fazer retratos de pessoas famosas (príncipes, integrantes da burguesia e nobres) da época.As pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentossuaves e cores vivas.
Uma de suas obras mais conhecidas, até os dias de hoje é “O Nascimento de Vênus”, que o pintor fez no ano de 1485. Nesta linda obra, observamos a valorização das forças danatureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.







Obras

Principais obras de Botticelli (pinturas):
- O Nascimento de Vênus
- A Primavera
- A Adoração dos Magos
- O Castigo dosRebeldes 
- A Tentação de Cristo 
- Retrato de Dante Alighieri
- Nastagio Degli Onesti
- A Coroação da Virgem
- O Inferno de Dante
- Virgem com o Menino e dois Santos
- As provações de MoisésContexto Histórico

Em 1481, Botticelli foi chamado a Roma pelo Papa Sisto 4º. para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capelaSistina, onde realizou os afrescos "As provações de Moisés, "O castigo dos Rebeldes" e a "Tentação de Cristo". Sua arte foi influenciada por artistas importantes como Fra Filippo Lippi e o pintor e gravadorAntonio del Pollaiuolo. Participou dos círculos da corte de Lorenzo de Medici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão que pretendia conciliar as idéias cristãs com as clássicas. Pintou cenasmitológicas, como "A Primavera" (1477) e "O Nascimento da Vênus" (1483), a qual é uma das mais célebres obras do renascimento. Nesse mesmo ano, destacam-se a série de quatro quadros "Nastagio degli...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sandro botticelli
  • Sandro botticelli
  • sandro botticelli
  • Sandro Botticelli
  • Sandro Botticelli
  • Sandro botticelli
  • Sandro botticelli
  • Bibliografia de Sandro Botticelli

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!