Bibliografia de Sandro Botticelli

Páginas: 4 (911 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2014



TRABALHO DE ARTES:

Sandro Botticelli












Grupo: Eryca Fernanda, Bianca Cavotti, Mônica Franklin, Bárbara Lima, Fernanda Ribeiro, Thais Roberta e Mariana.

QUEM FOI:Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, ou Sandro Botticelli, nasceu no dia 1 de Março de 1445 e faleceu no dia 17 de Maio de 1510. Filho de um curtidor de peles.
Na adolescência trabalhou na casade um ourives, possivelmente , na oficina de Filippo Lippi , a quem teria ajudado nas decorações da Catedral de Prata.
Protegido dos Médicis, para os quais executou preciosos registos da pintura decunho mitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano, produzindo frescos para a Capela Sistina.
Botticelli foi sepultado na Igreja de Ognissanti, para aqual pintara, trinta anos antes, a Êxtase de Santo Agostinho.



JUVENTUDE:
Nascido em Florença, no popular rione (bairro) de Ognissanti, aprendeu inicialmente ourivesaria com seu irmão e depois foiaprendiz de Fra Filippo Lippi, e com ele aprendeu a arte de Masaccio. Também estudou com Andrea del Verrocchio, entre 1467 e 1470, na mesma época em que com ele estudava Leonardo da Vinci. Em 1470,aos vinte e cinco anos, abriu seu próprio ateliê. Nesse ano, foi encarregado de pintar o quadro A Coragem, que seria colocado no Tribunal do Palácio do Mercado.


PRINCIPAIS OBRAS:

Dedicou boaparte da carreira às grandes famílias florentinas, especialmente a Família Médici, para os quais pintou retratos. Entre tais obras, destacam-se Retrato de Giuliano de Medici eA adoração dos Magos.Participou dos círculos intelectual e artístico da corte de Lourenço de Médici, recebendo a influência do neoplatonismocristão lá presente, o qual pretendeu conciliar com as idéias clássicas. Por exemplo,a sua obra Minerva e o Centauro, parece representar a ideia do amor desenvolvida pelo filósofo neoplatônico Marsilio Ficino.2 Tal síntese expressa-se em A Primavera e O Nascimento de Vênus, ambas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sandro Botticelli
  • sandro botticelli
  • Sandro botticelli
  • sandro botticelli
  • Sandro Botticelli
  • Sandro Botticelli
  • Sandro Botticelli
  • Sandro botticelli

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!